Uso de máscara será flexibilizado para espaços abertos, decide Comitê

19 de março de 2022 - 11:11 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Fotos: Carlos Gibaja


Medida é válida a partir de segunda-feira (21); item de segurança deve ser mantido em ambientes fechados

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus deliberou pela flexibilização do uso de máscaras para atividades ao ar livre. A medida, tomada com base nos indicadores do cenário epidemiológico, começa a valer a partir desta segunda-feira (21) em todo o Ceará. Os detalhes serão registrados em decreto a ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

“O Comitê resolveu pela desobrigação do uso de máscaras em espaços abertos, ao ar livre, a partir da próxima segunda-feira. Aliás, vários países e estados brasileiros também liberaram o uso da máscara em ambientes ao ar livre. A partir do momento em que nós ouvimos dos especialistas, aqueles que nos orientam, que apresentam os dados ao Comitê, ficou decidido isso”, afirmou o governador Camilo Santana, que anunciou a medida, acompanhado pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, e pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto. “Continua obrigatório o uso de máscara em espaços fechados”, reiterou chefe do Executivo estadual.


Mais de 82% da população cearense vacinável (a partir de 5 anos) já completou o esquema vacinal primário

Camilo Santana destacou, ainda, a importância da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para manter o cenário favorável a mais avanços. Atualmente, 82,2% da população vacinável do Ceará (a partir de 5 anos) já tomou a segunda dose (ou dose única da Jansen). O reforço já chegou ao braço de 50% dos cearenses. Até essa quinta-feira (17), 18,2 milhões de doses já tinham sido aplicadas no Estado.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, registrou agradecimento ao empenho dos profissionais de saúde e lembrou os dois anos da pandemia, que demandou uma rotina de reuniões de avaliação constante. O Comitê segue estudando o panorama epidemiológico. “Nosso compromisso sempre foi vacinar toda a população cearense assim que chegassem as doses. Cumprimos o nosso compromisso”, pontuou o gestor municipal.

Marcos Gadelha defendeu o respeito à Ciência e convocou a população para mobilizar familiares e amigos pela atualização do calendário de vacinas. “É importante ampliar a cobertura vacinal da dose de reforço para que a gente continue neste cenário favorável na pandemia”, ressaltou o secretário.

Cenário

O governador indicou que, apesar da flexibilização do uso de máscaras ao ar livre, a recomendação é de que pessoas que tenham imunossupressão mantenham o uso desse item de proteção sanitária.


Vacinação no Ceará avança e casos positivos para a doença caem, informa o governador cearense

Camilo Santana apresentou os dados atualizados da pandemia no Ceará. As informações apontam que a positividade segue em níveis baixos, bem como a incidência de demanda por assistência ocasionada pela covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), indicando a superação da onda da variante Ômicron. “Vamos seguir avaliando os números para que possamos avançar ainda mais nessa questão da máscara”, adiantou.