Casa de Cuidados do Ceará promove ação de Páscoa e oferece chocolate a pacientes

18 de março de 2022 - 14:07 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto e fotos: Márcia Catunda


As equipes de Fonoaudiologia e Nutrição visitaram o leito de 26 pacientes e ofereceram chocolate meio amargo derretido

O coelhinho da Páscoa chegou mais cedo à Casa de Cuidados do Ceará (CCC). Na manhã da última quinta-feira (17), as equipes de Fonoaudiologia e Nutrição do equipamento visitaram o leito de 26 pacientes e ofereceram chocolate meio amargo derretido a cada um deles. Os usuários contemplados estão em situação de desmame da sonda, sob cuidados paliativos, ou sem cuidador. A iniciativa foi, portanto, uma oportunidade de fortalecer os laços de afeto com os profissionais da CCC.

“O chocolate meio amargo é o que tem mais cacau, por isso, é o tipo mais saudável. Além disso, o alimento auxilia na memória, alivia sintomas de depressão, melhora o humor e a circulação sanguínea devido à presença de substâncias antioxidantes, por isso, percebemos que seria benéfico aos nossos pacientes. Também oferecemos água logo em seguida para mantê-los hidratados”, explica Keilane Lima, nutricionista do equipamento.

Além de estimular a mente, o chocolate ajuda a reviver e resgatar memórias, conforme relata Karinne Andrade, fonoaudióloga da Casa de Cuidados. “No momento da degustação, muitos deles relembraram a infância e as festinhas de aniversários em que comiam doces. Recentemente, nossa equipe leu um estudo que apontava que a sensação de prazer promovida pelo chocolate permite evolução do quadro do paciente, e então decidimos fazer”, explica.

Todos os protocolos de segurança foram adotados pelos profissionais para não haver intercorrências. “Os pacientes contemplados são aqueles cuja saúde permite inserir chocolate de forma moderada. Além disso, eles ficaram em posição adequada para evitar engasgos”, acrescenta Andrade.