Hospital São José lança projeto com foco na saúde integral dos profissionais

11 de março de 2022 - 13:56 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Diego Sombra


Palestra sobre sexualidade, violência de gênero e empoderamento no auditório do HSJ

Com o objetivo de promover atividades voltadas à saúde integral e à capacitação dos colaboradores, o Hospital São José (HSJ) desenvolveu o Projeto Bem me Quero. As ações tiveram início com uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Durante a semana, as funcionárias da unidade puderam acompanhar palestras e ter acesso a serviços gratuitos de beleza.

A abertura do evento foi marcada pela palestra de Renata Mota, doutora em Saúde Pública e sexóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). A especialista abordou temas como sexualidade, violência de gênero e empoderamento. O momento reuniu cerca de 80 pessoas, entre profissionais da assistência e de setores administrativos do HSJ.

“Nós mulheres somos feministas e os homens que se agregarem a esta luta são pró-feministas. Neste dia 8 de março, as flores que nós queremos ganhar é saber como todos os dias vamos continuar sendo gente. Eu não quero ‘parabéns’, eu quero partilha de convivência saudável”, enfatizou Renata em sua fala.


Violência contra a mulher foi o tema da palestra de Dorinha Lima, psicóloga e assistente social

Também no dia 8, as colaboradoras participaram de uma conversa com Dorinha Lima, psicóloga e assistente social, que falou sobre as diferentes formas de violência que atingem as mulheres na sociedade e destacou serviços de apoio às vítimas. Elisabeth Amaral, gerente do Serviço Social e uma das idealizadoras do evento, reforça a importância da temática para as trabalhadoras do HSJ.

“A grande força de trabalho do Hospital São José é feminina e a gente sabe que a violência está em todo lugar e pode se expressar de várias formas. Muitas vezes, as mulheres não reconhecem que convivem com um agressor. Por isso, foi uma oportunidade para elas ouvirem quem trabalha com a temática e trocarem informações com quem possa ajudá-las”, pontuou a gestora.


Cerca de 80 funcionárias do São José tiveram acesso a serviços de beleza durante o evento

Além de participar da discussão de temas relevantes, as trabalhadoras do HSJ tiveram acesso a serviços como limpeza de pele, massagem relaxante e curso de automaquiagem. Os atendimentos foram realizados por voluntários e contemplaram mais de 80 funcionárias. “Foi um momento relaxante e agradável para todas nós. Eu fiz limpeza de pele e adorei”, disse a servidora pública Socorro Morais.


Curso de automaquiagem para as colaboradoras

Projeto Bem me Quero

Fruto de um trabalho coletivo, o Projeto Bem me Quero é realizado pela Seção de Desenvolvimento de Pessoas (SDP) do HSJ em parceria com outros setores. A iniciativa promoverá, ao longo do ano, diversas atividades que priorizem os funcionários da instituição.

“O Projeto renova ações anteriores e nasce em uma realidade pós-pandemia, que alterou a saúde dos profissionais em muitos aspectos. Queremos proporcionar cuidados que contemplem o corpo e a mente dos trabalhadores”, explica Flaubênia Girão, responsável pela SDP.