HRN estrutura Programa de Ergonomia e Qualidade de Vida do Trabalhador

10 de março de 2022 - 14:54 # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes


Fisioterapeutas avaliam e orientam os colaboradores quanto aos procedimentos corretos para o levantamento e transporte de cargas

A postura corporal e as condições adequadas para executar as atividades laborais no dia a dia garantem aos colaboradores mais conforto, satisfação e produtividade. Avaliando as necessidades de seus profissionais, o Hospital Regional Norte (HRN), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está estruturando o Programa de Ergonomia e Saúde do Trabalhador.

A iniciativa é conduzida pelo setor de Fisioterapia em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). O projeto-piloto começou na Central de Transportes e o objetivo é expandir para todo o hospital. Até o momento, cerca de 60 funcionários foram beneficiados.

“Nessa primeira fase, os fisioterapeutas avaliam e orientam os colaboradores quanto aos procedimentos corretos para o levantamento e transporte de cargas. Também repassam instruções sobre o uso e ajustes da cinta ergonômica“, ressalta o coordenador do Sesmt, Jerione Soares, acrescentando que o projeto integra o Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador.

O fisioterapeuta do HRN, Michel Gomes, comenta que o passo inicial foi uma avaliação que identifica pontos de dor e percepção de estresse no trabalho. “Feito o diagnóstico, realizamos o treinamento, ensinando os profissionais a lidar com cargas e abordamos o uso da cinta ergonômica”, afirma.


“Feito o diagnóstico, realizamos o treinamento, ensinando os profissionais a lidar com cargas e abordamos o uso da cinta ergonômica”, esclarece o fisioterapeuta Michel Gomes

Após o treinamento e a orientação sobre as técnicas corretas, os colaboradores serão reavaliados para verificar se os quadros de dor e percepção de estresse reduziram.

A cinta ergonômica tem como principal função proteger a coluna vertebral. “A ergonomia consiste em ensinar os trabalhadores a atuar com os mais diversos equipamentos de maneira correta, reduzindo o impacto”, explica Gomes.

A também fisioterapeuta do HRN, Paula Vanessa Araújo, ressalta a importância do projeto. “Nosso objetivo é adequar posturas e o manejo dos materiais. O programa se faz importante pela melhora na qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho”, completa.

O técnico de Enfermagem do Transporte, Antonio Duarte Silva, participou do treinamento e aprovou as mudanças. “É muito importante porque observamos como fazíamos um movimento, como levantávamos um peso e vamos melhorando nossa postura”, avalia.