HGCC recebe 42 estudantes de educação profissionalizante estadual para estágio

4 de março de 2022 - 16:39 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas


Os programas de estágios no HGCC retomam as atividades diante da redução nos casos de covid-19 no Estado

Além de receber estudantes universitários das mais diversas profissões da Saúde para estágio, internato médico e residência, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) acolhe alunos de instituições de Ensino Profissionalizante. Nesta sexta-feira (4), 42 discentes da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, da rede estadual da Educação, iniciaram estágio no equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“O ensino e a prática devem ser compartilhados e o HGCC se sente protagonista em propiciar essa possibilidade. Também destacamos a importância da integração das redes públicas da Saúde e da Educação do Ceará”, pontua Afonso Ricardo de Lima Cavalcante, coordenador do Centro de Estudos do hospital.

Para a professora da Escola Paulo VI, Ana Carolina Costa de Albuquerque, a iniciativa é uma oportunidade de poder desenvolver a prática aprendida na instituição “em um hospital como o César Cals”. “A disciplina que eles vão fazer aqui faz parte da finalização do curso de técnico em Enfermagem. Vamos ficar no Alojamento Conjunto, o que está sendo muito bem aceito por nós da escola”, afirma.


Os alunos serão divididos em sete grupos de seis; cada grupo vivenciará a experiência por duas semanas

Os estudantes vão atuar no setor por quatro meses. Eles serão divididos em grupos de seis. Cada sexteto vivenciará a experiência por duas semanas, quatro horas por dia (no período da manhã). Durante todo o processo, os alunos serão acompanhados e supervisionados por uma enfermeira preceptora da instituição de ensino.

Primeiro dia

No primeiro dia, após o acolhimento, os discentes participaram de uma palestra sobre Boas Prática no Contexto da Covid-19 e tiveram a oportunidade de conhecer o local onde vão exercer o conhecimento obtido no curso. “Essa é uma oportunidade única. A gente vai aprender, de forma prática, como acontece no dia a dia. Isso vai ajudar na nossa formação”, avalia Edson Gabriel Lessa da Silva.

Os estudantes participaram de palestra sobre “Boas Prática no Contexto da Covid-19”

Quem não esconde a expectativa e a ansiedade com o início do estágio é a estudante Emily Oliveira Gouveia Limeira. “Eu estou a mil. Eu sempre gostei dessa área de Obstetrícia; sempre me interessei muito”, projeta. “O estágio é uma coisa que todo estudante preza, é meio que a realização de um sonho. Estar aqui hoje, conhecer o ambiente hospitalar, como funciona, nos trouxe uma esperança maior”, ressalta Raíssa da Silva Almeida, também aluna da escola Paulo VI.