HGWA inicia aplicação do palivizumabe em crianças acompanhadas pela unidade

24 de fevereiro de 2022 - 13:21 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto: Bruno Brandão


Ao todo, 64 pacientes devem receber o imunizante no equipamento hospitalar

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início, nesta semana, à aplicação do imunizante palivizumabe em crianças de até dois anos assistidas pela unidade. Ao todo, 40 bebês já receberam o medicamento injetável; a meta é imunizar 64 pacientes.

A médica pediatra Raquel Menezes Maia, do ambulatório do HGWA, sinaliza o perfil dos pequenos que entram no programa: crianças que nasceram prematuras extremas, abaixo de 28 semanas; bebês cardiopatas ou com broncodisplasia pulmonar e dependentes de oxigênio.

“O programa do palivizumabe já é implantado há mais de quatro anos no Waldemar, tanto para os bebês internados como para as crianças que são acompanhadas. Ele é chamado de vacinação, por ser aplicado na perninha do bebê, mas é, na verdade, um imunobiológico. Esse processo é feito por cinco vezes, compondo o primeiro ciclo, podendo, a depender da necessidade, fazer um segundo ciclo”, explica Maia.

A especialista afirma ainda que, enquanto a vacina utiliza uma parte do vírus inativo, estimulando o corpo a desenvolver imunidade, o palivizumabe é a imunoglobulina, ou seja, a própria defesa. É importante lembrar que nem toda criança precisa tomar o medicamento, somente aquelas que se encaixam no perfil especificado.

No HGWA, por ser uma unidade porta fechada, sem Emergência, os pequenos atendidos são, exclusivamente, pacientes que já receberam atendimento no hospital. “A imunização ocorre uma vez por ano, normalmente na época da sazonalidade do vírus, principalmente nas épocas das chuvas, quando as viroses estão circulando mais em nosso meio, entre janeiro e junho. É importante ressaltar que os pais façam todo o ciclo, não somente a primeira dose”, orienta.

Distribuição

A distribuição do palivizumabe é feita pelo Ministério da Saúde, de forma sazonal, nos primeiros seis meses do ano. Além do HGWA, a imunização no Ceará ocorre em outros nove polos: Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM); Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac); Centro de Saúde Escola Meireles; Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana; Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral; e Hospital São Lucas, em Juazeiro do Norte. Cerca de 560 crianças, na faixa etária de até dois anos, estão aptas à imunização em todo o Estado.