Serviços Gerais: “Limpeza, bem-estar e saúde caminham juntos”, afirma Claudenice de Sousa

21 de fevereiro de 2022 - 09:18 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Letícia Maia


A auxiliar de Serviços Gerais Claudenice de Sousa comemora o primeiro trabalho com carteira assinada

O sorriso nos olhos e o bom humor são dois ingredientes indispensáveis à rotina de trabalho de Maria Claudenice de Sousa, 42. Desde 2015, ainda nas primeiras horas da manhã, a auxiliar de Serviços Gerais chega, diariamente, ao Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) com o propósito de cuidar dos ambientes e, sobretudo, das pessoas que os frequentam.

A fidelidade à vocação desencadeia o carinho em cada detalhe. “Faço tudo com amor. Isso é de mim. Acordo, animada, antes das 5 horas da manhã. Tem sido assim há quase sete anos. Aqui na Sesa, eu recebi a primeira oportunidade da minha vida de trabalhar com carteira assinada. Foi a melhor notícia do mundo! A minha gratidão é tão grande, que eu tento retribuir ao máximo. Minha missão é fazer um bom trabalho todo santo dia”, conta.

Saúde e bem-estar

Dentre as principais atividades desenvolvidas de segunda a sexta-feira, destacam-se a organização e a higienização dos espaços, ambas necessárias a um ambiente saudável e produtivo. “Limpeza, bem-estar e saúde caminham juntos. Isso todo mundo sabe. Por isso, eu conheço e defendo o valor de tudo o que faço. Chego cedo, limpo os banheiros e as salas; varro os corredores, recolho as garrafas e lavo o que precisar ser lavado. Sou elétrica! Quero garantir que tudo funcione da melhor forma para cada uma das pessoas que estão aqui”, assegura, sorridente.

Ainda segundo Claudenice, trabalhadores bem cuidados são mais felizes e, consequentemente, mais prestativos. Além disso, ambientes organizados tornam-se mais acolhedores. “Se todo mundo estiver satisfeito, a qualidade do trabalho também vai melhorar. O cidadão vai sentir isso lá na ponta. É um trabalho em equipe muito importante”, argumenta.

Transformação social

A partir do início de sua atuação profissional, diversas áreas da sua vida foram positivamente impactadas. “Eu já enfrentei muitas dificuldades financeiras. Sou a prova de que o trabalho dignifica o homem e a mulher. Estar aqui me faz sentir útil e respeitada dentro e fora da minha casa, diante do meu marido, dos meus filhos e dos meus colegas”, acrescenta.

Emoção e acolhimento


Claudenice atua na organização e na higienização de espaços do Nível Central desde 2015

Incorporada à remuneração mensal, a satisfação diária é fruto das conexões estabelecidas ao longo do tempo. “Aqui, é uma extensão da minha casa. Foi aqui onde recebi a primeira festa de aniversário surpresa da minha vida e chorei horrores. Quando perdi a minha irmã, recebi abraços e consolos importantes. Também encontro refúgio durante os piores momentos da minha vida. É maravilhoso e inesquecível ter com quem contar”, avalia.

Reconhecimento

Nos mais diversos departamentos do Nível Central, a gratidão é unânime. “Sou bem recebida todos os dias. Conheço as pessoas e sou conhecida pelo nome. O reconhecimento renova as minhas energias e a minha disposição para colocar a mão na massa com concentração e dedicação total”, relata.

Incentivo à união

No dia do auxiliar de Serviços Gerais, celebrado neste 22 de fevereiro, Claudenice incentiva os colegas de profissão a buscar, além da união de esforços, a proatividade aliada à leveza. “O segredo é gostar do que faz. Desse jeito, a gente se ajuda mutuamente, colabora e faz a diferença sem tirar o sorriso do rosto”, propõe.