Papo Saúde discute diagnóstico e tratamento da endometriose nesta terça-feira (15)

14 de fevereiro de 2022 - 15:39 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Deborah Muniz


Doença crônica de causa genética, a endometriose atinge mais de seis milhões de mulheres no Brasil. De natureza inflamatória, a enfermidade é uma afecção (modificação no funcionamento normal do organismo) provocada por células do endométrio, tecido que reveste o útero. Em vez de serem expelidas durante a menstruação, elas se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se, causando sangramentos.

O assunto será tema do Papo Saúde ESP desta terça-feira (15) e contará com a participação do ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Francisco Lucas Nogueira. A live será realizada a partir das 19h30 no perfil oficial no Instagram da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Durante a transmissão, o médico vai discutir sobre as especificidades da doença e tirar dúvidas sobre causas, diagnóstico, formas de tratamento, além de outras orientações às mulheres que precisam lidar com a endometriose. A mediação será feita pela gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Sintomas

Doença curável e assintomática, as características mais comuns da endometriose incluem cólicas intensas, além de dores para evacuar e/ou urinar, sobretudo durante o ciclo menstrual. A orientação é de que, no aparecimento dos primeiros sintomas, a mulher procure avaliação médica e, a partir do diagnóstico, possa ser acompanhada por um(a) especialista.

Apesar de ser crônica e não ser possível prevenir, identificar a endometriose precocemente pode evitar seu agravamento. Sua regressão pode ocorrer espontaneamente durante a menopausa – último ciclo menstrual. Isso ocorre devido à queda na produção de hormônios femininos.

Na rede de saúde pública do Estado, o HMJMA é referência no tratamento clínico, na implantação de DIU e em cirurgias. As consultas são agendadas via Central de Regulação e podem ser solicitadas de todo o território cearense.

Serviço

Papo Saúde na ESP
Endometriose: diagnosticar precocemente para tratar
Quando:
terça-feira (15), às 19h30
Convidado: Francisco Lucas Nogueira, ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA)
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)