Saúde do Ceará implanta protocolo de regulação de urgência e emergência materno-infantil nos serviços estaduais

2 de fevereiro de 2022 - 11:40 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica: Saulo Cruz


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir), disponibiliza o Protocolo de Regulação de Urgência e Emergência Materno-infantil para apoiar os serviços estaduais de Obstetrícia. O documento foi implantado por meio de portaria no Diário Oficial do Estado (DOE).

O instrumento norteia procedimentos a serem adotados na área da Obstetrícia/Neonatal, principalmente em relação a pré-natais de alto risco, em todas as unidades com o serviço materno-infantil, qualificando condutas de profissionais de saúde e possibilitando mais segurança na tomada de decisão clínica.

Diante da aplicação do protocolo, de acordo com o titular da Sesa, Marcos Gadelha, pretende-se evitar a “peregrinação de mulheres nos serviços de Atenção Obstétrica e demoras que possam resultar em desfechos desfavoráveis”, bem como “viabilizar o acesso qualificado e, sobretudo, contribuir para organização dos serviços de urgência obstétrica e impactar positivamente nos indicadores de morbidade e mortalidade materna e perinatal”.