Pacientes com síndromes gripais podem se recuperar mais rapidamente com hidratação adequada, diz especialista

2 de fevereiro de 2022 - 09:23 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e foto: Diana Vasconcelos


Casos de gripe e covid-19, por exemplo, podem ser amenizados com boa ingestão de água

No corpo humano, nutrientes importantes como vitaminas, glicose e oxigênio são distribuídos para as células por meio da água. Segundo o clínico-geral Victor Correia Viana, que atua no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), uma hidratação adequada é importante para o equilíbrio do organismo e contribui, inclusive, para uma recuperação mais rápida em casos de síndromes gripais.

Quando o corpo é acometido por influenza, por exemplo, é comum as pessoas recomendarem repouso e ingestão de líquido. De acordo com Viana, isso ocorre porque a hidratação ajuda não só a amenizar os sintomas, mas também colabora para uma recuperação célere. “O paciente, quando está com febre, se mantiver uma boa hidratação, tem chances de se recuperar mais rápido do que um paciente desidratado. (A hidratação) traz equilíbrio à temperatura corporal, evitando alternância da febre”, explica.

Em caso de cefaleia, a famosa dor de cabeça, a hidratação contribui para redução do edema cerebral, fazendo a dor diminuir. O ressecamento das mucosas do nariz e da boca também pode ser freado com hidratação.

Digestão

O consumo frequente de água também é fundamental para a digestão, auxiliando na absorção dos nutrientes dos alimentos. É necessário frisar, no entanto, que a ingestão de líquido contribui para o equilíbrio do organismo e fortalecimento do sistema imunológico, mas não evita o contágio pela gripe. A vacinação é a forma mais eficaz de afastar a forma grave das síndromes gripais.

“Caso apresente sintomas de gripe, procure um médico. Principalmente hoje, com a alta dos casos (de gripe) e a covid-19 ainda circulando. A consulta médica e exame são necessários”, pontua o especialista. A hidratação constante também é fundamental para recuperação da infecção por covid-19. Além da água, outros líquidos podem ser usados para se manter hidratado, como água de coco, água saborizada, sucos (sem adição de açúcar) e chás não diuréticos.

Um adulto com 1,70 de altura ou mais, por exemplo, deve beber entre três e quatro litros de água por dia. Adultos abaixo dessa estatura devem ingerir entre dois e três litros. Pessoas com problemas cardíacos ou renais precisam de acompanhamento médico.