ARQS cria nova página com notícias e conteúdos relacionados à qualidade dos serviços de saúde

28 de janeiro de 2022 - 15:58 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Arte gráfica: Francisco Oliveira

A Autoridade Reguladora da Qualidade dos Serviços de Saúde (ARQS) ganhou uma nova página na intranet da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O endereço eletrônico traz conteúdos sobre as atividades do órgão, publicações legais, contatos, vídeo com perguntas e respostas, entrevista, perfil do Conselho Diretivo e todas as edições das Informações Objetivas da Qualidade (IOQs).

A criação da página da ARQS é um marco importante da sua trajetória, sendo um espaço de conexão com os usuários dos serviços de saúde, os parceiros e as lideranças executivas do mercado de produção da Saúde, e com profissionais engajados no tema da qualidade. Trata-se, também, de um instrumento de ensino e aprendizagem para a visibilidade e publicização, sobretudo, do conhecimento e das práticas para melhoria da qualidade do cuidado. Sempre lembrando que todos os esforços são direcionados à qualidade e à segurança dos serviços de saúde e à satisfação do usuário”, afirma Diana Oliveira, diretora-presidente da ARQS.

Neste primeiro momento, a página estará disponível na intranet da Rede Sesa, canal de comunicação com as unidades gerenciadas pelo Governo do Ceará. Em uma próxima etapa, a ARQS iniciará o contato com as demais instituições de saúde em todo o Estado.

A ARQS

Instituída pela Lei Estadual n.º 17.195, de 27 de março de 2020, como órgão colegiado integrante da estrutura da Sesa, a ARQS irá regulamentar, monitorar, avaliar, fiscalizar e controlar a qualidade dos serviços de saúde em todo o território cearense. Parte da Plataforma de Modernização da Saúde no que diz respeito às reformas do setor, o órgão irá avaliar e classificar, de forma escalonada, as mais de 12 mil unidades prestadoras de serviço do Ceará, entre públicas e privadas. Dentre os critérios que serão avaliados, destacam-se segurança, efetividade, oportunidade e acesso, atenção centrada no paciente, eficiência e equidade.

IOQs

Periodicamente, a ARQS elabora uma publicação denominada Informações Objetivas da Qualidade (IOQ), que visa oferecer dados sobre a qualidade em serviços de saúde, além de sugestões e orientações quanto à estruturação e adoção de boas práticas na assistência. Já foram elaboradas seis edições e todas estão disponíveis na página. Entre os temas abordados, estão “A Regulação, a Vigilância e a Equidade do Cuidado”, “A Cultura da Segurança nos Serviços de Saúde”, “Boas Práticas para o Cuidado e a Segurança do Paciente”, “Boas Práticas para o Acesso Oportuno”, entre outros.

“Primar pela qualidade da prestação dos serviços de saúde é um dos objetivos da ARQS. Esse é um desafio diretamente dependente da adoção de práticas seguras, eficientes e cientificamente validadas, e, portanto, dependentes de conhecimento e informação relevante. A ARQS espera que as IOQs se constituam em um instrumento de acesso a informações objetivas que contribuam para o fortalecimento de melhores práticas em serviços de saúde”, comenta Diana Oliveira.