Saúde do Ceará discute ações de enfrentamento à pandemia com movimentos sociais e sindicais

18 de janeiro de 2022 - 17:27 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa


Para os representantes de organizações coletivas, a reunião foi uma oportunidade de contribuir com as políticas públicas em saúde e de dar retorno de como a Sesa está conduzindo as decisões diante de um cenário emergencial

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, na tarde desta terça-feira (18), uma reunião virtual de alinhamento com lideranças de movimentos sociais e sindicais para avaliar políticas públicas em saúde durante o período da pandemia de Covid-19 no Estado. Conduzido pelo titular da pasta, secretário Marcos Gadelha, o encontro foi um momento para ouvir opiniões e percepções de representantes coletivos sobre o atual cenário epidemiológico e seu impacto na sociedade.

Gadelha destacou que a Sesa faz uma escuta da população cearense por meio de suas várias organizações e setores. “A Secretaria mobiliza e dialoga com as instituições que influenciam no sistema de saúde, com objetivo de aproximar esses atores, as pessoas que interferem de forma positiva na saúde pública, ajudando na construção de políticas bem direcionadas”.

O secretário explicou que, no cenário de perspectiva de uma terceira onda da pandemia, a demanda assistencial de pacientes com síndromes gripais está pressionando, principalmente, as portas de entrada do sistema público de saúde. “Claro que isso pode variar, mas, hoje, a pressão é maior nas nossas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] e nas unidades básicas. Ainda não há sobrecarga substancial nos hospitais como nos anos anteriores, mas já estamos nos antevendo a isso e executando uma readequação de leitos”.

Canal de diálogo

Para os movimentos sociais e sindicais, a reunião foi uma oportunidade de contribuir com as políticas públicas em saúde e de dar retorno de como a Sesa está conduzindo as decisões diante de um cenário emergencial. “Após o encontro, podemos fazer uma reanálise ou redirecionamento de algumas ações, baseando-se nas experiência de vocês”, complementa Gadelha.

Do lado das instituições, as avaliações sobre a condução da pandemia pelo poder público estadual são positivas. “O Governo do Ceará e a Secretária da Saúde tiveram ações assertivas para atravessarmos essa pandemia”, afirma Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE). Para Luciano Simplício, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil seção Ceará (CTB-CE), o secretário Marcos Gadelha “tem compromisso com a vida. Estamos aqui para apoiar a Sesa no enfrentamento à Covid-19”.