No HGF, projeto mantém jardins e distribui mudas de plantas para profissionais

22 de dezembro de 2021 - 10:03 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

Ambiente contribui para o bem-estar de trabalhadores da unidade

Quando aquele espaço cheio de entulho se transformou em jardim de convivência, o espanto não foi apenas entre os profissionais mais alheios que passam diariamente pela doca do edifício principal do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Coordenadora do serviço de Hotelaria do hospital e responsável pela execução da obra, Eliana Lima também ficou surpresa com a recepção positiva. “As pessoas que antes só passavam começaram a ficar mais, a ter um momento naquele lugar”, observa.

O primeiro jardim foi criado em maio deste ano, com o objetivo apenas de manter o local limpo. “Foi quando a gente começou a conversar com as pessoas, a entender a necessidade delas por áreas mais verdes, que tivemos a ideia de ampliar para um projeto”, ressalta a coordenadora. Lima escalou entre sua equipe os maiores conhecedores (e também apaixonados) por plantas para tocar o desafio.

Entre eles, a responsável pelo serviço de Rouparia do hospital, Sirlan Alves. “Comecei a trazer mudas de casa e fui plantando. As pessoas me viam trabalhando e chegavam se oferecendo para ajudar. Houve uma grande mobilização”, conta. Além da Hotelaria, também contribuíram profissionais do serviço de manutenção. “Não apenas com o trabalho de reforma e pintura dos espaços, mas também com doações de ferramentas e insumos”, acrescenta.

Mas o verdadeiro idealizador, conta Lima, foi o diretor-geral do hospital, Daniel de Holanda Araújo. “Ele que nos desafiou. Disse que era um sonho ter um jardim naquele lugar. Acho que ele não esperava que a gente realmente fosse fazer”, brinca.

Para Araújo, o desejo de ver florescer um jardim no espaço era, acima de tudo, contribuir para o bem-estar dos profissionais da unidade. “O hospital por si já é um ambiente muito duro, então, tudo o que a gente pode fazer para deixar um pouco mais agradável e tirar um pouco do estresse do nosso dia a dia, ajuda muito na dinâmica do serviço prestado”, ressalta o diretor-geral.

Projeto distribui mudas para os profissionais

Cada vez mais coloridos, os jardins vêm servindo também de inspiração para os funcionários. “Antes, o espaço era sem vida e agora dá uma sensação de paz passar por aqui. Eu vejo e também fico querendo montar o meu ‘jardim do HGF’, com essas plantinhas”, confessa a enfermeira Ana Cristina Barbosa.

Para Eliana Lima, a doação de mudas aproxima os profissionais e gera uma conscientização maior sobre a importância de cuidar do meio ambiente

Foi a partir de demandas como a dela que Lima e sua equipe tiveram a ideia de montar o projeto Plantador do Bem, que cultiva mudas do jardim para doação entre os trabalhadores do hospital. “A gente viu o quanto eles [os profissionais] têm essa sensibilidade pelas plantas, então resolvemos fazer um dia de doação de mudas”, conta a coordenadora do serviço de Hotelaria. A primeira ação ocorreu na última sexta-feira (17) e distribuiu cerca de 150 mudas. Entre as plantas mais procuradas, estão cactos, samambaias e bem-casados.

Na primeira ação do projeto Plantador do Bem, foram doadas 150 mudas, com destaque para cactos, samambaias e bem-casados

Com o sucesso da primeira ação — muitos profissionais ainda chegavam para buscar uma muda quando todas já haviam acabado —, a equipe já planeja uma próxima, ainda sem data. “Também aceitamos encomendas. Só deve levar um tempinho, porque precisamos prepará-las e esperar o tempo necessário para que possam ser transportadas”, explica.