Equipe do Helv interpreta personagens infantis e surpreende crianças internadas
22 de dezembro de 2021 - 16:35 #Ceará #Hospital Leonardo da Vinci #humanização #saúde
Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Débora Morais
Grupo buscou divertir os pequenos e trazer mais alegria neste período de Natal
A magia do Natal tomou conta do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). As equipes assistencial e administrativa do hospital fizeram uma surpresa, nessa terça-feira (21), às crianças que estavam internadas aguardando cirurgia eletiva na unidade. Fantasiado como personagens de histórias infantis, o grupo teve o objetivo de divertir os pequenos e trazer mais alegria durante o período natalino, por meio da segunda edição do Conto de Fadas.
O Papai Noel também participou das atividades e distribuiu brinquedos para todos, levando alegria e esperança para as dez crianças acolhidas no equipamento. Meninos e meninas que estavam aguardando atendimento ambulatorial também participaram da ação.
A iniciativa despertava um olhar de surpresa e tomou conta do rostinho das crianças, que logo pediam para tirar fotos e ver a roupa deles, como fez Kalebe Bezerra do Nascimento, 7, que está internado no hospital para fazer uma cirurgia otorrinolaringológica. “Eu acho esse Natal maravilhoso. Eu gosto muito e toda vez sempre aparece o Papai Noel com presentes. Tava todo mundo bonito hoje”, diz.
O pai de Kalebe, Denilson Lopes, 23, reforça a fala do filho de que sempre gostou de Natal. “Nós adoramos o Natal e esse momento está sendo muito importante, pois todos nós estamos procurando um aconchego e conforto. Esse acolhimento, nesse período natalino, está sendo único”, ressalta.
Alívio
Com um roteiro pensado especialmente para a ação, a equipe andou nos corredores de todos os andares de internação e de setores administrativos do hospital, levando harmonia e aliviando a tensão sofrida pelos pacientes em decorrência da internação no período das comemorações de fim de ano.
Kalebe Bezerra do Nascimento, 7, está internado no Helv para uma cirurgia eletiva e ficou contente com a visita dos personagens
Ter uma equipe preparada para lidar com esse tipo de situação é fundamental para aliviar o sofrimento das pessoas envolvidas neste processo. Como explica a enfermeira estomaterapeuta Alessandra Mororó. “Nós, aqui do [Hospital] Leonardo Da Vinci, vivemos muitas situações difíceis, em que nós tivemos que rapidamente dar uma resposta, por causa do perfil e das necessidades. O hospital é um ambiente muito formal, um local onde tem pessoas doentes, onde as pessoas precisam focar atenção em procedimentos. Então, eu sempre me preocupei com a questão de tornar o ambiente de trabalho mais leve e, consequentemente, o paciente se beneficia disso porque fica mais humano. Eu me sinto realizada e fico feliz de ver os profissionais envolvidos em uma ação como esta”, afirma.
Uma caixa de som entoando músicas temáticas ajudavam a compor o clima natalino. Durante a iniciativa, foram doados dez brinquedos para as crianças internadas. Após visitar os pacientes, o bom velhinho deixou sua mensagem. “Quero desejar a todos um feliz Natal, muita paz, luz, saúde e que sejam muito felizes. Que Deus esteja sempre presente no coração de cada um. Boas festas”.