Hospital César Cals recebe certificação nacional por desempenho e gestão na UTI Adulto

20 de dezembro de 2021 - 15:11 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

 
UTI Adulto do HGCC recebe selo de reconhecimento da Associação de Medicina Intensiva do Brasil

A Unidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da estrutura da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi agraciada com o selo de reconhecimento Participação no Registro Nacional de Terapia Intensiva, concedido pela Associação de Medicina Intensiva do Brasil (Amib).

A condecoração se deu por dois anos consecutivos, referentes a 2019 e 2020. O HGCC se destaca por manter a participação na coleta e registro de dados, mesmo durante a pandemia de Covid-19. Os indicadores contribuem para a promoção da qualidade e segurança do paciente.

“É um selo anual. Todos os anos, os hospitais que mantiveram uma integridade boa de uso, uma utilização da ferramenta de gestão de indicadores, são reconhecidos”, pontua Natália Noleto, gerente do Sistema Epimed no Nordeste – sistema que possibilita a monitoração da capacidade e desempenho de UTIs. Ela destacou o esforço na coleta de dados, a qualidade dos indicadores e a gestão do HGCC.

O intuito do projeto é traçar um perfil da Terapia Intensiva no País, de forma estruturada. Os hospitais participantes têm à disposição um software para montar o registro nacional. “Além de fornecer dados, a plataforma gera indicadores, relatórios, e permite conhecer a experiência de outras UTIs”, conta o coordenador da UTI do HGCC, André Luiz Coutinho de Araújo Macedo.


O reconhecimento nacional se deu pela participação na coleta de dados na UTI Adulto mesmo durante a pandemia de Covid-19

No hospital, a partir dessas informações, foi desenvolvido um mapeamento dos pacientes que permitiu uma reestruturação, com foco no perfil hospitalar, tornando a UTI voltada para pacientes obstétricos e cirúrgicos-clínicos. “A gente mudou a estrutura da UTI, a partir do entendimento do perfil do paciente, permitindo melhorias e fortalecendo a gestão e a segurança de quem está internado”, diz Macedo.

O trabalho desenvolvido pelo Hospital César Cals integra o projeto UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva, em parceria com a Amib e o Ministério da Saúde. Por meio da ferramenta, há meios mais modernos de facilitar coleta e compilação de dados, bem como análises, em busca de melhorias para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).