Em funcionamento há dois anos, ambulatório do HSM acolhe e trata pacientes com TDAH

20 de dezembro de 2021 - 09:39 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e foto: Milena Fernandes
Artes gráficas: Brauliana Barbosa


Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), vem oferecendo atendimento e tratamento para pacientes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (Atai) foi criado em 2020 por médicos da Residência em Psiquiatria do HSM e tem como perfil o público a partir de 16 anos.

O estudante universitário André Ribeiro de Aquino, 32, já desconfiava do diagnóstico, mas só teve certeza depois de passar pela avaliação psicológica e psiquiátrica no HSM. “Os profissionais conversaram bastante comigo e com os meus familiares até o fechamento do diagnóstico. Senti muita segurança, pois foi algo bem investigado. Iniciei o tratamento em fevereiro deste ano e sempre participei das vivências de grupo e do atendimento individual. Aqui, a gente recebe também a medicação indicada e tudo de forma gratuita. Se tivesse que fazer um tratamento como esse na rede privada, não teria como pagar. Aqui, nós temos todo o apoio que precisamos. Hoje em dia, consigo focar melhor nos objetivos importantes e gerenciar melhor minha vida”, relata.


Vivências em grupo fazem parte de tratamento no HSM para pessoas com TDAH

Na última sexta-feira (17), alguns pacientes e familiares se reuniram no hospital para avaliar o tratamento e fazer relatos como o de André. Reunidos em grupo, muitos deles ressaltaram a importância de deixar o estigma de lado e cuidar melhor da saúde mental. A psicóloga Ana Carla Castro, que coordena a vivência do grupo, explicou que o perfil do ambulatório é aproximar cada vez mais o serviço dos familiares e pacientes. “Este ano, com a segunda onda da pandemia, ainda tivemos que realizar os atendimentos on-line e de forma híbrida, mas estamos concluindo os atendimentos deste ano com uma avaliação muito positiva, com alguns pacientes recebendo alta e dando seguimento aos acompanhamentos necessários para o próximo ano”, avalia.

Um dos primeiros pacientes do Atai é o técnico de manutenção de gaita Bene Jassen Costa Girão, 33. Ele conta que sempre teve muita ansiedade, depressão e dificuldade de controlar os impulsos. Esses sintomas o levaram a buscar o atendimento no HSM. O diagnóstico recebido foi TDAH. Desde que iniciou o tratamento, Girão vem conseguindo viver com mais qualidade de vida.“Meus sintomas eram bem fortes e eu nunca tinha buscado um tratamento. Foi aqui, no Hospital de Saúde Mental, que consegui melhorar o que me incomodava e me atrapalhava. Hoje, estou conseguindo me concentrar mais e focar no que preciso. Estou menos ansioso, menos estressado e já sou capaz de ficar em locais com muita gente e música alta, o que antes me incomodava muito. A equipe de profissionais do ambulatório nos oferece suporte para controlar tudo isso”, diz.


Atualmente, estão sendo atendidos, em média, 45 pacientes no Atai. “Sempre que alguém sai de alta, chamamos outro”, enfatiza Ana Carla. Para ser atendido no ambulatório, é necessário enviar documentação e encaminhamento médico por e-mail.

Atai

Os interessados deverão enviar o encaminhamento de um médico para o e-mail ataiambulatorio@gmail.com. Depois, serão avaliados em uma consulta pela equipe do HSM. Após esta etapa, as pessoas diagnosticadas com TDAH darão início ao tratamento recomendado.

Serviço

Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade do Hospital de Saúde Mental
E-mail:
ataiambulatorio@gmail.com
Perfil: pessoas a partir de 16 anos
Endereço: Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana – Fortaleza – CE