ESP/CE inicia segunda fase de estudo sobre impactos da pandemia na sanidade mental dos trabalhadores da saúde

16 de dezembro de 2021 - 15:44 # # # # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Elon Nepomuceno
Arte gráfica: Júlio Lopes


Maior exposição ao coronavírus, incertezas sobre processos de cuidados com pacientes, sobrecarga de trabalho. Várias são as pressões vivenciadas por quem tem atuado diretamente no enfrentamento à pandemia de Covid-19, nas unidades de saúde mundo afora. Em meio a tudo isso, surge um questionamento: como o atual cenário tem impactado a sanidade mental destes profissionais?

Com o objetivo de trazer respostas sobre o tema, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) iniciou, há pouco mais de um ano, a pesquisa The Covid-19 Heroes. O estudo é desenvolvido em cerca de 30 países, entre eles o Brasil, por meio de um formulário eletrônico.

No Ceará, o trabalho é coordenado pelo Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A primeira fase da coleta de informações encerrou em janeiro deste ano. Agora, os trabalhadores que contribuíram com a etapa inicial estão sendo convocados para mais uma fase do estudo, também on-line. O tempo para preenchimento das questões pode variar de 15 a 20 minutos. Caso o participante não consiga concluí-lo de uma só vez, é possível dar continuidade em outro momento. A estimativa é que o prazo desta fase se estenda até fevereiro de 2022.

Dados do Ceará

Durante a primeira etapa, cerca de 550 trabalhadores da saúde cearenses responderam às questões da pesquisa, representando 65 cidades. O grupo era composto, em sua maioria, por psicólogos, médicos e enfermeiros. Quase metade deles indicou necessidade de apoio psicológico.

Os resultados preliminares indicam, ainda, a possibilidade de transtornos ansiosos ou depressivos em uma parcela considerável de profissionais e sinais de alerta para risco de suicídio em alguns participantes.

Cronograma

A OPAS/OMS projeta apresentar os resultados finais do estudo no segundo semestre do ano que vem. Com as análises concluídas, o objetivo é auxiliar gestores nas tomadas de decisões e contribuir para a oferta de serviços à saúde mental dos trabalhadores da saúde.