Lean Transformação: projeto no HGF reduz ocupação em leitos de enfermaria e aumenta número de cirurgias eletivas

15 de dezembro de 2021 - 11:46 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins


Centro cirúrgico do HGF apresentou aumento de 12% no número de procedimentos eletivos, além de melhora da eficiência do agendamento e aumento da ocupação e produção

Após cinco meses de ações, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), encerrou, neste dezembro, a segunda fase do Projeto Lean, iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês que tem como objetivo reduzir a superlotação em hospitais públicos e filantrópicos. Apesar de ter como foco enfermarias e centro cirúrgico, os resultados desta fase também foram positivos na emergência da unidade.

De acordo com o relatório, de julho a novembro de 2021, houve uma redução de 56,4% na utilização de leitos de enfermaria e um aumento de 12% no número de cirurgias eletivas. O levantamento também destaca uma diminuição de 50% no tempo de preparo de sala entre uma cirurgia e outra, além da melhora da eficiência do agendamento e o aumento da ocupação e produção no centro cirúrgico.

Na Emergência do HGF, serviço que recebeu o Projeto Lean em sua primeira fase, os trabalhos continuaram intensificados para manter os resultados positivos no segundo semestre. O destaque foi a diminuição de 76% no tempo de permanência de pacientes com internação e de 54% para pacientes que não necessitaram de internação.

Batizada de Transformação Lean, a segunda fase do Projeto Lean iniciou-se em julho. Apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados, incluindo o HGF e o Hospital Regional do Cariri (HRC), também unidade da Rede Sesa. “Tivemos uma experiência muito positiva na primeira fase do Lean aqui no HGF, que se destacou como um dos melhores hospitais pela maturidade da gestão, dos colaboradores, entre outros fatores”, ressaltou o especialista de processos do Hospital Sírio-Libanes, Daniel Meireles, durante visita técnica à unidade.


Kamishibai, ferramenta de gerenciamento visual do Método Lean, em utilização do centro cirúrgico do HGF

Após vistoria completa do espaço para análise e definição de diagnóstico e com as informações em mãos, os consultores iniciaram treinamentos com a equipe do hospital, auxiliaram na criação de planos de ação e passaram a acompanhar regularmente o trabalho, com visitas presenciais ou por meio de videochamadas.

Durante a apresentação dos resultados finais, Daniel Meireles comemorou. “O HGF superou nossas expectativas com a criatividade, a força e o engajamento diferenciado dos profissionais no cumprimento de todas as ações”, ressaltou o especialista. “É um hospital que espelha a qualidade na assistência do SUS [Serviço Único de Saúde]”.

Foco no humanização

O HGF é o maior hospital da rede pública estadual e referência em procedimentos de alta complexidade. O espaço conta com 545 leitos, 33 especialidades e 64 subespecialidades. Mensalmente, cerca de 800 cirurgias eletivas e de emergência são realizadas na unidade. Por dia, mais de mil pessoas são atendidas em consultas ambulatoriais.

Apesar de destacar números nos relatórios, o diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, ressalta o compromisso da equipe com as necessidades individuais dos pacientes. “Nosso corpo de colaboradores entende que o foco é o paciente, a pessoa que vem buscar ajuda. É uma cultura organizacional que tentamos passar diariamente, desde o início da nossa gestão, e que já é visível no hospital”, pontua.

Metodologia Lean

Em tradução livre, Lean significa “enxuto”. A metodologia é uma adaptação do Sistema Toyota de Produção (criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial) à área da Saúde e tem como foco reduzir desperdícios. Por meio de consultoria especializada e com o auxílio de diversas ferramentas de otimização de processos, o projeto capacita profissionais de unidades hospitalares a identificar problemas, criar planos de ação e gerar oportunidades de melhorias nos serviços.