Cuidar Melhor: iniciativa recebe inscrições de avaliadores para Concurso Município Inovador

14 de dezembro de 2021 - 16:38 # # # #

Assessora de Comunicação da ESP/CE
Texto: Elon Nepomuceno
Arte gráfica: Júlio Lopes

O Programa Cuidar Melhor, iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas, até o próximo dia 3 de janeiro de 2022, para a chamada pública de avaliadores do Concurso Município Inovador. O procedimento administrativo é executado pelo Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio da plataforma Mapa Digital da Saúde.

Para participar, o interessado deve ter conhecimento e atuar nas áreas de Inovação, Políticas Públicas e Gestão em Saúde, com ênfase nos eixos temáticos: Integralidade do Cuidado Materno/Infantil; Prevenção da Gravidez na Adolescência; Integralidade do Cuidado Voltado ao Diabetes Mellitus (DM) e/ou à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); Prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC); Prevenção do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); Prevenção de Acidentes de Trânsito Envolvendo Motocicleta.

O ingresso no Concurso Município Inovador, na condição de avaliador, será considerado prestação de serviço público relevante, não remunerada e sem vínculo empregatício.

Os candidatos considerados aptos poderão ser convidados a atuarem como avaliadores, conforme as necessidades do Concurso.

Processo de seleção

A seleção dos candidatos será realizada mediante análise das informações prestadas na ficha de inscrição de avaliador, de acordo com os critérios indicados no Chamamento Público: ter titulação mínima de mestre(a) e/ou doutor(a), além de não fazer parte de nenhuma das Comissões do Concurso Município Inovador.

Já o resultado da chamada pública será apresentado por meio da divulgação de lista de avaliadores selecionados na data prevista de 11 de janeiro de 2022. Em seguida, o grupo será convidado para treinamento e alinhamento sobre os procedimentos e critérios de análises das iniciativas, que vão ocorrer de forma on-line entre os dias 19 de janeiro e 23 de fevereiro de 2022.

Ao fim do processo, cada avaliador receberá um certificado por reconhecimento e notoriedade por sua participação.

Atribuições de deveres

Cada avaliador receberá, aleatoriamente, e por meio eletrônico, até 30 iniciativas, que deverão ser analisadas em até 30 dias. Durante a análise das iniciativas, as principais dúvidas ou os questionamentos devem ser registrados pelo responsável para que sejam esclarecidos pela Comissão Executora.

Os avaliadores poderão tirar dúvidas referentes ao chamamento neste e-mail: cenic@esp.ce.gov.br

Cuidar Melhor

Lançado em janeiro de 2021, o Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. O programa também pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Concurso Município Inovador

É uma iniciativa de estímulo às boas práticas de inovação em saúde, que tem por objetivos: incentivar a implantação e implementação de inovações na melhoria da qualidade dos serviços públicos de saúde prestados aos cidadãos nos municípios cearenses, assim como a produção de resultados positivos e eficientes para o serviço público; promover o reconhecimento e a valorização das ações de atenção integral à saúde em benefício da comunidade; disseminar soluções inovadoras que inspirem ou sirvam de referência para outras iniciativas, colaborando para o fortalecimento da capacidade da saúde municipal e dos princípios democráticos. As inscrições seguem até o dia 22 de dezembro.