Funcionários do Hospital São José requalificam áreas verdes da instituição

10 de dezembro de 2021 - 09:52 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto e fotos: Diego Sombra


Elodie Bomfim Hyppolito, médica hepatologista do HSJ, mobilizou colegas de trabalho para ornamentar ambientes da unidade

Amante da natureza, Maria Zulene de Souza, 54, ficou surpresa ao entrar no Hospital São José (HSJ), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Aos poucos, as áreas verdes da unidade estão sendo requalificadas e já despertam admiração de funcionários e pacientes. “O verde dá mais vida e melhora o astral de qualquer lugar. A gente se sente bem ao contemplar o que é belo. Dá uma sensação de bem-estar”, conta.

A ideia de dar uma nova cara aos ambientes do hospital partiu da médica hepatologista Elodie Bomfim Hyppolito, servidora pública do HSJ há 25 anos. “Com a Covid-19, todos nós, profissionais da Saúde, sofremos muito do ponto de vista físico e mental. Eu senti necessidade de a gente repaginar o Hospital São José como uma forma de virar essa página. Sabemos que a pandemia não acabou, mas, quando a gente melhora a estrutura física, nós contribuímos para a autoestima dos funcionários”, afirma.


Maria Zulene de Souza aproveitou a ida ao São José para fazer uma selfie em frente a um dos jardins do hospital

Coordenadora do Ambulatório de Hepatites do São José, Hyppolito mobilizou colegas de trabalho para angariar fundos e adquirir mudas, adubo, tintas e outros materiais necessários para ornamentar os espaços da instituição. O jardim localizado em frente ao laboratório da unidade está entre os locais que foram requalificados. A área ganhou novas plantas, banco e até uma fonte.

“Diversos funcionários estão envolvidos nessa empreitada de humanização das áreas do hospital. Mais de trinta médicos e enfermeiras colaboraram para que a gente pudesse trazer os materiais necessários ao embelezamento dos espaços internos e externos da unidade”, explica a médica, que tem a jardinagem como hobby e dedica parte da rotina à ação no HSJ.


Elodie Hyppolito dedica parte da rotina ao cuidado dos jardins do HSJ

A enfermeira e coordenadora do ambulatório do HSJ, Valéria Mesquita, também abraçou o projeto. Ela aproveitou um dos domingos de folga para vir à unidade e ajudar no paisagismo. “Esta é uma ação que torna o ambiente do hospital mais amigável e acolhedor. As pessoas entram aqui e veem um jardim bem cuidado e feito com muito carinho. Isso faz a diferença no acolhimento e ajuda a amenizar o estigma das doenças infectocontagiosas”, diz.

O objetivo dos funcionários é contemplar, gradualmente, o maior número de espaços possível. A equipe conta com o suporte de Michael Siqueira, jardineiro da instituição responsável por cuidar das novas plantas que chegam para ornamentar os ambientes. “É gratificante ver as pessoas admirando os nossos jardins, que realmente estão ficando lindos. Eles dão outra vida ao hospital”, relata o colaborador.


O jardineiro Michael Siqueira é o responsável por cuidar das áreas verdes do Hospital São José

Para o diretor-geral do São José, Edson Buhamra, o trabalho coletivo mostra o cuidado e a estima dos colaboradores pelo HSJ. “Este é um gesto muito bonito e louvável que mostra o apreço dos funcionários pelo equipamento. O ambiente hospitalar normalmente é frio e as plantas simbolizam vida. Por outro lado, é importante o paciente entrar aqui e ver que a unidade está sendo bem cuidada. Ele terá ainda mais respeito pelo nosso trabalho”, enfatiza.