Governo do Ceará autoriza repasse de R$ 6 milhões mensais ao Instituto Dr. José Frota

6 de dezembro de 2021 - 16:08 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Texto: Larissa Falcão
Fotos: Carlos Gibaja

A ampliação do repasse integra a nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar, coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado

O governador do Ceará, Camilo Santana, autorizou, na manhã desta segunda-feira (6), em Fortaleza, aumento de 220% da verba estadual destinada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), que passará para R$ 6 milhões mensais. O anúncio foi realizado no IJF, com a presença da vice-governadora Izolda Cela; da secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional do Ceará, Tânia Mara Coelho; do prefeito da Capital, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da secretária municipal da Saúde em exercício, Aline Gouveia; da superintendente do IJF, Riane Azevedo; e demais autoridades.

A ampliação do repasse integra a nova Política Estadual de Incentivo Hospitalar, coordenada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), além de consolidar a parceria Juntos por Fortaleza. Os recursos, que são oriundos do Tesouro do Estado e alinhados com o Planejamento Estadual e a Lei Orçamentária, serão destinados para custeio do equipamento hospitalar.

Ao ressaltar a parceria, que foi responsável pela construção do IJF2, o governador reafirmou o compromisso de fortalecer as ações da unidade que, além de assistir os fortalezenses, atende à demanda de municípios da RMF e do Interior. “Agora, estamos ampliando os recursos pelo crescimento da unidade e volume do atendimento. Acabamos de conhecer a ressonância magnética do hospital, melhor equipamento hoje que os hospitais do Estado têm. Estamos passando para algo em torno de R$ 72 milhões por ano, exatamente para garantir todo o funcionamento do hospital, para que possa prestar os serviços”, disse Camilo Santana, informando que já serão efetuados os repasses referentes aos meses de outubro e novembro deste ano.

Hospital da Prefeitura de Fortaleza é referência em atendimento de alta complexidade na Região Metropolitana (RMF)

Com 664 leitos, o IJF é referência em urgência e emergência no Ceará, realizando aproximadamente seis mil atendimentos de emergência mensais e mais de 1.100 internações em 2021. São pacientes que dão entrada, principalmente, por quedas, acidentes com motocicletas, queimaduras, acidentes com animais e plantas venenosas, além de agressão física. O hospital completará 85 anos no próximo dia 13 de dezembro.

Para a vice-governadora Izolda Cela, o incremento da verba não só amplia o atendimento ao cidadão, mas também garante melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde, que intensificaram a atuação durante a pandemia da Covid-19. “Fortalecer o IJF na sua nobre tarefa, nesse espaço de referência tão importante para todo o nosso Estado, no atendimento de alta complexidade, de situações muito desafiadoras, de gravidade, para favorecer e ajudar o restabelecimento da saúde das pessoas que aqui vêm, é realmente muito essencial. Isso chega, inclusive, na melhoria de condições dos profissionais. É muito importante que eles tenham esses recursos sempre a mais e sempre melhores, para que compromisso e assertividade possam ser cada vez maiores”, avaliou.