I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS inscreve até dia 5/12

3 de dezembro de 2021 - 11:56 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Arte gráfica: Júlio Lopes


A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza nos próximos dias 8 a 10 de dezembro o I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS. O evento ocorrerá de forma presencial e também virtual com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ESP/CE no YouTube. Quem desejar participar presencialmente deverá apresentar o passaporte sanitário que comprova a aplicação de pelo menos duas doses ou dose única – no caso do imunizante da Janssen – da vacina contra a Covid-19.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a Política de Educação Permanente em Saúde no Ceará, compartilhar os resultados do primeiro ano do Projeto de Implantação e Implementação da Rede Estadual Saúde Escola e promover a visibilidade do Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS).

As inscrições seguem abertas até o próximo domingo (5) e podem ser feitas pelo site do Mapa da Saúde. O encontro aceitará participantes na modalidade de ouvinte ou como pesquisadores com trabalhos a serem submetidos.

Programação

A programação do primeiro dia de atividades terá início na manhã de quarta-feira (8), a partir das 9h, com a apresentação da mesa de abertura. Na sequência, às 10h, haverá exposição da Rede Estadual Saúde Escola, seguida de apresentação sobre o ObservaEPS, às 13h30, e encerrando às 15h30 com apresentação de Educação Popular na Praça da ESP/CE. Acesse a programação.

Durante os três dias de evento, serão compartilhadas experiências em arte e cultura para a Saúde, assim como as vivências em Educação Permanente em Saúde nas regiões, municípios e unidades de saúde da Rede Sesa.

ObservaEPS

Criado em 2019, o ObservaEPS mobiliza gestores, trabalhadores, profissionais da Saúde, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Fortaleza e do Interior por meio do espaço de busca de conhecimento e troca de informação qualificada.

O equipamento tem como objetivos produzir, analisar e disseminar informações sobre EPS, assim como diagnosticar as necessidades dessa modalidade de educação em toda a rede de saúde, sistematizando pesquisas na área da Educação em Saúde para a produção do conhecimento.

A partir da gestão de conhecimento, o Observatório pode contribuir com ações mais assertivas nos serviços de saúde e com o processo de trabalho e de tomada de decisão dos gestores com indicadores e metas mensuráveis.

Educação Permanente em Saúde

A EPS é compreendida como um conceito pedagógico que relaciona ensino, serviço, docência e saúde, por meio da interação de eixos do desenvolvimento profissional, da gestão setorial e do controle social. A EPS tem por base os pressupostos da aprendizagem significativa que devem ser orientadores das ações de desenvolvimento profissional e das estratégias de mudança das práticas de saúde.

Serviço

I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS
Inscreva-se