ESP/CE firma parceria com Sírio-Libanês para oferta de cursos de pós-graduação em Saúde

1 de dezembro de 2021 - 10:26 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto e fotos: Daniel Araújo


Ao todo, o projeto ofertará 40 vagas prioritárias para gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), firma acordo com o Hospital Sírio-Libanês para a oferta, em 2022, de três cursos de pós-graduação na área da Gestão em Saúde. Na última segunda-feira (29), gestores da ESP/CE estiveram com parte da equipe técnica do complexo hospitalar para ajustar os termos das formações.

Ao todo, o Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS) ofertará 40 vagas prioritárias para gestores e preceptores dos programas de Residência em Saúde da ESP/CE e profissionais da Saúde que atuam como preceptores de residentes e graduandos em cenários reais de cuidado.

Serão 20 vagas para Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS), dez vagas para Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS), e dez vagas para Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores do SUS (QSUS). A expectativa é de que um processo seletivo para os cursos ocorra ainda em 2021, sob supervisão da equipe do Hospital Sírio-Libanês em parceria com a ESP/CE e a Sesa.

Todos os cursos terão duração de dois anos e serão realizados no Ceará pela ESP/CE. A diretora de Pós-Graduação em Saúde da Escola, Olívia Bessa, diz que a proposta irá fortalecer a qualificação de trabalhadores que atuam na linha de frente na formação dos profissionais por meio das residências em Saúde. “Tudo o que tem a ver com a formação de preceptores e de gestores dos programas de residência nos interessa, porque isso, na verdade, qualifica cada vez mais os nossos profissionais aqui em Fortaleza e no Estado todo”, destaca.

A iniciativa engloba o biênio 2021/2023 e integra as atividades do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, Conass e Conasems

Ainda de acordo com Bessa, os trabalhos realizados junto ao Centro de Residências em Saúde da ESP/CE mostram que o desenvolvimento dos docentes ligados aos programas reverbera positivamente tanto em nível de aprimoramento pessoal do profissional quanto nos resultados alcançados na Rede de Saúde.

“A formação melhora a prática docente que, por conseguinte, melhora a formação do residente, que será esse futuro profissional que vai assumir os postos de trabalho nas unidades de saúde. Quanto mais bem formado ele for, melhor ele vai garantir a qualidade na assistência ao paciente”, afirma a gestora, lembrando de outras iniciativas pioneiras assumidas pela ESP/CE, como o Programa de Valorização da Supervisão de Residências em Saúde do Ceará, o primeiro no Brasil.

O projeto

O DGPSUS integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). O objetivo é qualificar os programas de Residência em Saúde e da preceptoria de residentes e graduandos no SUS por meio de iniciativas educacionais e intervenções no contexto real do mundo do trabalho onde os participantes estão inseridos.

A iniciativa engloba ações no biênio 2021/2023 e integra as atividades do Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).