Lesão por pressão: HM utiliza estratégias de educação e prevenção para aumentar a segurança no atendimento a pacientes

19 de novembro de 2021 - 17:08 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Texto e fotos: Jéssica Fortes


No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), a equipe de Estomaterapia está constantemente alertando sobre a gravidade do problema e como preveni-lo

Popularmente conhecidas como escaras ou úlceras, as lesões por pressão são o terceiro tipo de evento adverso mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente dos serviços de saúde do País, de acordo com nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada em 2017. A lesão por pressão acomete pessoas acamadas, com mobilidade reduzida ou que ficam por muito tempo na mesma posição. Elas surgem devido à interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo, ocasionada muitas vezes pela pressão constante da pele com uma superfície.

As medidas de prevenção envolvem uma série de ações que devem ser adotadas diariamente. No Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), a equipe de Estomaterapia está constantemente alertando sobre a gravidade do problema e como preveni-lo.

“As lesões por pressão causam diversos danos não só na pele. Elas causam dor, sofrimento, aumentam o tempo de internação, o risco de infecções e dificultam a evolução do paciente. Nossa missão é evitar que esses eventos não esperados, chamados de adversos, aconteçam”, explica a coordenadora do Serviço de Estomaterapia do HM, Aurilene Lima.

A unidade hospitalar possui uma equipe de nove enfermeiras e duas técnicas de Enfermagem que atuam tanto em nível ambulatorial, quanto em nível hospitalar. “Todo paciente que chega é avaliado. Diariamente, nós realizamos uma busca ativa em todos os leitos de enfermaria, na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e no ambulatório para prevenir e tratar estas lesões. Medimos o risco dos pacientes críticos desenvolverem lesões e, a partir deste registro, nós estabelecemos medidas preventivas ou um plano de cuidados”, detalha Lima.

Em novembro, comemora-se o Dia Mundial de Prevenção à Lesão por Pressão – neste ano, a data, que é móvel, é celebrada neste domingo (21). Como forma de conscientizar profissionais, pacientes e acompanhantes, a equipe produziu um vídeo informativo em parceria com a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Trazendo relatos reais de pacientes atendidos pelo serviço, o material ressalta a importância de manter a integridade da pele do paciente acamado, evitando danos. A equipe também montou um painel com orientações no corredor principal do HM.


O HM possui uma equipe de nove enfermeiras e duas técnicas de Enfermagem que atuam tanto em nível ambulatorial, quanto em nível hospitalar

“A prevenção é o grande foco. Precisamos mostrar os danos que uma lesão pode causar ao paciente e, mais do que isso, precisamos orientar sobre as formas de prevenção. O método mais eficaz é o reposicionamento e a mudança de decúbito constante, no mínimo a cada duas horas, de modo que as áreas de pressão sejam redistribuídas. Por isso, a campanha ‘Mude de Lado’ é importante, para conscientizar e sensibilizar sobre a necessidade da prevenção deste evento adverso”, ressalta a coordenadora.

Dano evitável

As úlceras podem ocorrer em qualquer parte do corpo onde tenha saliência óssea, mas é mais comum em regiões sacral, pélvica, cotovelos e nos calcanhares. A maioria é evitável.

Por outro lado, o tratamento pode ser demorado, durando meses, a depender da área, do estágio e do comprometimento. Por isso, requer acompanhamento especializado, uso de curativos especiais e, de acordo com a fase de cicatrização, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

Idade avançada, traumatismos, desnutrição, incontinência urinária e fecal, infecções, umidade excessiva e edemas estão entre os principais fatores de risco.

Confira os cuidados recomendados para prevenir as lesões: