Casa de Cuidados promove projetos com foco nos talentos e na saúde dos colaboradores

12 de novembro de 2021 - 10:00 # # #

Assessoria de Comunicação da CCC
Texto: Márcia Catunda
Fotos: Divulgação/CCC


Projeto Talentar descobre e valoriza habilidades de colaboradores que vão além da rotina de trabalho

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é uma unidade de referência na reabilitação de pacientes. O equipamento promove tratamento de adultos com doenças crônicas que possuem sequelas e que necessitam de internação temporária ou permanente por meio de cuidados paliativos. O tempo de permanência depende do quadro e evolução de cada internado. O espaço também investe na valorização de seus colaboradores, com uma equipe qualificada formada por cuidadores, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros profissionais.

Com o intuito de valorizar e divulgar os trabalhos realizados pelos colaboradores da unidade, a equipe de Humanização da CCC cria o Projeto Talentar. A iniciativa, conforme sugere o nome, busca enaltecer os talentos da Casa por meio da descoberta de habilidades que vão além do ofício diário dos trabalhadores. “Temos colaboradores com talento para pintura e desenho, por exemplo, que fazem belíssimos quadros. Na ocasião, vamos realizar uma enquete para que os colegas tentem adivinhar quem é o artista e depois faremos a exposição dos quadros revelando o autor das obras”, explica a terapeuta ocupacional do equipamento de saúde, Natália Costa.


Atividades laborais são realizadas com profissionais da CCC para promover saúde física e mental

“Nosso objetivo é fazer, pelo menos uma vez por mês, esse momento para valorizar as habilidades de nossos colegas, pois isso estimula a divulgação e valorização do trabalho do profissional, além de sair um pouco da rotina e de apreciar a identidade de cada um, que vai além do ofício da profissão”, acrescenta Costa. O lançamento oficial do projeto está previsto para esta quarta-feira (17).

Com foco na saúde física e mental, a equipe articula, ainda, a segunda edição do Projeto Laborar, direcionado a todos os profissionais da unidade. “A proposta é realizar atividades laborais e momentos de descontração, sempre com foco em algum tema. Já tivemos oficinas de comunicação com jogos interativos, por exemplo. A programação dura em torno de uma hora, com exercícios laborais e dinâmica temática. Agora em novembro, o tema do projeto será sobre emoções”, antecipa Bárbara Soares, fisioterapeuta da CCC. A primeira edição da iniciativa foi realizada no mês de outubro. A próxima está prevista para o dia 16 de novembro.

Sobre a CCC

A Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada, inicialmente, para auxiliar na reabilitação de acometidos pela Covid-19. O local passou a oferecer, ainda, reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, bem como atuar na desospitalização de quem está sob cuidados prolongados – com reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma.

Entre os benefícios oferecidos pelo espaço, estão: otimização dos leitos hospitalares; diminuição dos riscos de infecção; humanização no atendimento; assistência a familiares; além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas hospitalizações.

A CCC possui, hoje, 130 leitos. É permitido que pacientes possam ter a companhia de um familiar na fase de reabilitação. O local é acessível e também conta com área verde, possibilitando ar fresco e tranquilidade.