Ouvidoria do Helv comemora primeiro aniversário somando mais de 1.200 atendimentos

10 de novembro de 2021 - 15:33 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Débora Morais

Das 1.225 manifestações de usuários ao serviço, 1.075 foram realizadas somente em 2021

A Ouvidoria do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), completou um ano de funcionamento no último mês de outubro. Em comemoração, uma ação foi realizada na unidade nesta terça-feira (9), em que foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo setor a colaboradores, pacientes e acompanhantes do equipamento.

Para abrir a celebração, a equipe preparou um painel sobre o serviço, distribuiu folders com informações sobre a rede de ouvidorias do ISGH e realizou blitz para esclarecer as atividades do setor a pacientes e acompanhantes.

Três profissionais do Helv foram homenageadas por serem as mais elogiadas do ano, segundo manifestações enviadas à Ouvidoria

A ouvidora do Helv, Elisabete Almeida, explica que a ação foi pensada para fortalecer os laços. “O nosso intuito é divulgar o serviço de Ouvidoria, que há um ano atua em um hospital de referência em Covid-19, mostrando aos pacientes, acompanhantes e colaboradores que nós estamos aqui para ouvi-los, buscando a melhoria da qualidade do atendimento”.

A ação se estendeu até o período da tarde, momento em que a equipe apresentou os resultados da Ouvidoria durante reunião com os coordenadores dos serviços e prestou uma homenagem, com entrega de lembrancinhas, às três colaboradoras mais elogiadas do ano: a nutricionista Lara Maria, a clínica-geral Maryana Maramaldo e a técnica de Enfermagem Manuela Santos.

Francivaldo Lima elogiou o serviço prestado pelo Helv, onde realizou uma cirurgia há 15 dias

Francivaldo Silva de Lima, 52, realizou uma cirurgia de ligamento e menisco no joelho há 15 dias. Ele estava presente na ação e elogiou o serviço prestado pela unidade. “Eu sou de Juazeiro do Norte e vim realizar a cirurgia aqui. Agradeço muito ao hospital, desde a recepção até as pessoas que trabalham no mais pesado; tratam a gente muito bem. Eu pensei que não existia o céu, mas ele existe aqui; são vários anjos”, diz.

Ouvidoria Helv

A Ouvidoria do Helv é uma unidade de grande importância estratégica para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela cumpre o papel de facilitadora do diálogo entre a sociedade e as diferentes instâncias de gestão. Também trabalha na perspectiva da participação do cidadão, na avaliação e na fiscalização da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Criada em outubro de 2020 com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação entre o hospital e os usuários do SUS, ao longo de um ano, a Ouvidoria do Helv registrou mais de 1.200 atendimentos, sendo 1.075 deles só neste ano. Além disso, nos últimos dois meses, mais de 50% das manifestações foram de mensagens positivas dos usuários.

Ouvidoria recebe manifestações anônimas ou não, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; avaliação pode ser feita de forma presencial ou remota

A Ouvidoria do Helv faz parte da sub-rede de ouvidorias do ISGH, que conta com oito serviços do tipo nas unidades regidas pelo Instituto. Além disso, o canal também faz parte do Sistema Estadual de Ouvidorias da Rede Sesa.

O acesso à Ouvidoria é aberto. Qualquer cidadão pode utilizar o serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A manifestação pode ser anônima, utilizando as urnas espalhadas pelo hospital, entrando em contato pelo telefone (85) 3433-1079 ou por meio do e-mail: ouvidoriahelv@isgh.org.br. Se preferir, o usuário pode vir presencialmente. A sala da Ouvidoria está localizada no andar térreo da unidade.