Revistinhas de passatempo ajudam pacientes do Helv e familiares durante internação  

4 de novembro de 2021 - 10:36 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Débora Morais

Ação foi idealizada por assistentes sociais e psicólogos para oferecer lazer e distração, melhorando o tratamento de pacientes

Os dias de internação no ambiente hospitalar nem sempre são fáceis, principalmente quando esses períodos extrapolam os dias e se tornam meses. Para tentar oferecer lazer e distração aos internados no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), a unidade resolveu distribuir revistinhas para entretenimento de pacientes e familiares

Ainda em outubro, o hospital recebeu a doação de duas caixas de publicações variadas da Revistas Coquetel com passatempos e jogos inteligentes que distraem e, ao mesmo tempo, exercitam o cérebro. A distribuição ocorreu com suporte das equipes do Serviço Social e da Psicologia do Helv. 

Para a coordenadora deste último setor, Narjara Bezerra, este tipo de atividade ajuda na adaptação do paciente ao hospital e contribui na melhoria do tratamento. “As atividades lúdicas são utilizadas como uma forma de interagir com o paciente, tirando o foco sobre o adoecimento e o processo de hospitalização, diminuindo os níveis de estresse. Também fortalece os vínculos de quem está internado com a equipe, sendo uma das possibilidades que se tem para auxiliar no processo de adaptação do paciente à hospitalização, em especial quando este encontra-se em isolamento ou em um processo de internação mais extenso”, explica.

Distração com o lúdico

Para o estudante Samuel Macedo, 19, que está internado devido a uma cirurgia de septo nasal e turbinectomia (cirurgia de redução de conchas nasais), a estratégia é muito eficaz. “É muito legal ter algo assim, porque nós ficamos aqui no hospital sem uma atividade para entreter, e a revistinha caiu como uma luva”, avalia. 


Samuel Macedo, 19, passa o tempo com revistinhas enquanto recupera-se de cirurgia

Quem também está internada na unidade e adorou receber as revistinhas para passar o tempo foi Elzeislay de Aguiar Muniz, 54, que está há 27 dias internada na unidade em decorrência da Covid-19. “Graças a Deus que vocês sempre nos auxiliam bastante e sempre nos dão muita atenção. Mas, com a chegada da revistinha, vai ser muito bom pra eu manter a minha criatividade, a memória e a concentração; já que fiquei um tempo na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Isso vai me ajudar muito”, enfatiza.  

A coordenadora da Assistência Social do Helv, Tarcília Silveira, explica que, “quando o Serviço Social faz as visitas aos leitos dos pacientes, eles trazem o relato de que gostariam de algo para ler ou fazer até o momento da cirurgia e da alta. A entrega das revistas como passatempo para eles foi recebida com bastante alegria. Eles foram bastante receptivos e ficaram satisfeitos”.