Vigilância Epidemiológica do Ceará e Ministério da Saúde realizam inquérito sobre medidas preventivas contra Covid-19

29 de outubro de 2021 - 09:48 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Suzana Mont'Alverne
Fotos: Divulgação


Visitas fazem parte de curso especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e encerram nesta sexta (29)

A Vigilância Epidemiológica é um agente fortalecedor da saúde pública. Os profissionais da área são responsáveis por investigações e controle de surtos locais e regionais. Para reforçar a compreensão e compromisso destes trabalhadores, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde realiza uma ação presencial do curso de especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema abordado no Ceará é voltado para o inquérito domiciliar sobre conhecimentos, atitudes e práticas da população sobre as medidas preventivas contra a Covid-19. As visitas ocorreram em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzon, nos últimas terça (26) e quarta-feiras (27).

“Os profissionais estudantes e a equipe orientadora do estudo realizaram a coleta de dados por meio de entrevista com os moradores da localidade, contando com suporte dos Agentes Comunitários de Saúde”, explica a orientadora da Célula de Informação e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Cerem), Sheila Santiago. “Estamos agora na fase de tabulação do banco de dados, de análise”, continua.


Moradores do bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, foram escolhidos para participar do estudo

A escolha do bairro da Capital foi feita pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e gestão local da Atenção Primária à Saúde (área de abrangência da UBS Aída Santos e Silva).

Os profissionais da Vigilância Epidemiológica e os representantes do Ministério da Saúde finalizam o curso nesta sexta-feira (29).