IV Semana da Prematuridade do HGCC reforça importância da proximidade entre pais e filhos

29 de outubro de 2021 - 11:52 # # # # #

Assessor de Comunicação do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Arte gráfica e fotos: Thiago Freitas


A emoção de tocar o filho, senti-lo nos braços, poder acariciar, amamentar, ou seja, participar do cuidado integral é uma forma de fortalecer o vínculo com o pequeno, como também proporcionar segurança a pais e mães para os próximos passos do desenvolvimento da criança. Quando o bebê é prematuro, isso se torna ainda mais relevante. Por isso, a IV Semana da Prematuridade do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) evidencia a importância da permanência dos pais junto ao recém-nascido.

Com o tema Separação Zero. Aja agora! Mantenha Pais e Bebês Prematuros Juntos, a campanha do Novembro Roxo chama atenção para a prematuridade. Neste ano, a iniciativa visa à manutenção da proximidade entre pais e filhos, especialmente quando os bebês nascem antes da 37ª semana de gestação. O HGCC, equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com o tema local O seu colo é o meu abrigo, incentiva essa aproximação. A abertura da Semana da Prematuridade será realizada na próxima quarta-feira (3), às 8h, no jardim interno da unidade.

Na ocasião, haverá desfile de bebês e entrega de faixas de reconhecimento pela superação. Uma exposição com seis stands temáticos vai abordar o método canguru, o acolhimento da família na unidade neonatal, o vínculo e a humanização no cuidado neonatal, a preparação para a alta hospitalar, o posicionamento do bebê e a identificação e segurança do cuidado do recém-nascido. Haverá, ainda, uma exposição de fotos de bebês prematuros e a entrega das imagens para os pais, além de musicoterapia. A programação segue até o dia 17 de novembro.

“A intenção do HGCC é homenagear os prematuros e sensibilizar colaboradores e sociedade em geral nesta causa. De 3 a 17 de novembro, vamos agregar atividades educativas com o objetivo de favorecer o neurodesenvolvimento, reduzindo a morbidade e a mortalidade neonatais, bem como diminuir as taxas de partos prematuros”, afirma Raquel Holanda, enfermeira neonatal.


Um bebê é considerado prematuro quando nasce entre a 34ª e 36ª semana de idade gestacional

A ação é uma realização conjunta do colegiado local da Estratégia QualiNeo e da Residência Multiprofissional em alusão ao dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade. A data foi criada para alertar sobre um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo.

Ainda por causa da pandemia de Covid-19, que também manteve os pais distantes dos bebês internados, por motivo de biossegurança, o evento será híbrido, com transmissão ao vivo pela página do HGCC no Facebook. A parte presencial, com estratégias para que se mantenha a segurança e obediência às normas sanitárias, contará com a participação de pais e bebês que passaram pelo Centro de Neonatologia e também dos pequenos da Unidade Canguru.

Prematuridade

No Brasil, a taxa de prematuridade ainda é alta: está estimada em 11,5% do total de nascimentos por ano, ou seja, cerca de 345 mil crianças dos cerca de três milhões de nascimentos são prematuras. Os bebês pré-termos tardios [que nascem entre 34 e 36 semanas de idade gestacional] representam a grande maioria dos prematuros, em torno de 74% do total, seguido pelos menores de 32 semanas (16%), e de 32 a 33 semanas (10%), de acordo com o Projeto Nascer no Brasil.