Gêmeas prematuras celebram “mesversário” e Dia das Crianças no HMJMA

11 de outubro de 2021 - 10:29 # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos: Diana Vasconcelos


Hospital ampliou a oferta de acompanhamento pediátrico para os bebês pacientes neste ano

Na véspera do Dia das Crianças, as gêmeas Agatha e Maria Elis celebraram o primeiro “mesversário” na unidade de cuidados intermediários do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “O coração fica apertado, doida para ir para casa com elas”, diz a mãe Maria José da Silva, 26.

Natural de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, Maria José teve complicações durante a gravidez que resultaram no nascimento prematuro das filhas ainda na trigésima semana de gestação. “Graças a Deus elas estão bem, só precisam ganhar peso. Uma delas já está com 2,1 kg e a outra, com 1,8 kg. Elas estão indo bem”, conta a mãe, explicando que as filhas ainda não têm previsão de alta.

Não sendo possível ir para casa, a família se prepara para celebrar também o Dia das Crianças na unidade. “As pessoas aqui são boas, sou muito grata”, destaca ela que, além do serviço de Neonatologia, poderá contar com o acompanhamento de Pediatria do HMJMA durante todo o primeiro ano de vida das pequenas.


As gêmeas serão acompanhadas pela equipe de saúde do hospital até completarem 1 ano de vida

O hospital ampliou a oferta de acompanhamento pediátrico para os bebês pacientes da unidade em 2021. “Além da Maternidade e serviço de Neonatologia, agora temos o acompanhamento no ambulatório. Ele vai até o primeiro ano de vida do bebê, acompanhamento mensal de Pediatria, que se chama puericultura”, explica a coordenadora do serviço de Pediatria da unidade, Cláudia Darowish.

De acordo com a médica, é no primeiro ano de vida do bebê que se analisa o crescimento e desenvolvimento da criança. “Peso, estatura, perímetro cefálico e as habilidades que o bebê vai desenvolvendo, como virar, sustentação de cabeça, pega em pinça, engatinhar e andar. Fora isso, tem toda a alimentação, desde o aleitamento até a introdução de outros alimentos aos seis meses”, ressalta.

O acompanhamento ambulatorial funciona de segunda a sexta-feira. Os bebês que deixam a maternidade ou o setor de Neonatologia já deixam o HMJMA com a primeira consulta agendada. Após o primeiro ano de vida, as famílias retornam para o atendimento nos postos de atenção básica.