Em seminário, gestores da Sesa debatem Atenção Primária e cobertura vacinal no Ceará

8 de outubro de 2021 - 17:29 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Fatynha Holanda

Participaram do encontro gestores do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Ceará, além de representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários e Secretarias Municipais de Saúde

Nesta sexta-feira (8), o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, participou do Seminário APS: Integrando Responsabilidades Tripartite, realizado de forma presencial, em um hotel de Fortaleza, e on-line, pelo canal do YouTube do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems-Ce), que realizou o evento. Todos os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19 determinados pelo Governo do Ceará foram seguidos.

“Esse evento nos traz a noção da responsabilidade de cada ente do sistema de saúde, seja federal, estadual ou municipal, com a Atenção Primária. É necessário haver uma interação entre eles e também com outros atores que influenciam o sistema, como Ministério Público, sindicatos dos profissionais, organizações sociais, além da participação popular. As políticas de fortalecimento da Atenção Primária devem ser construídas coletivamente, com a cooperação de todos”, afirmou Gadelha.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ricristhi Gonçalves, e a coordenadora de Imunização da pasta, Kelvia Borges, também estiveram presentes. A programação teve início nessa quinta-feira (7). Participaram do seminário, ainda, gestores do Ministério da Saúde, secretários municipais de saúde e representantes dos Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O governador do Ceará, Camilo Santana, fez um apelo, em vídeo exibido no evento, para adesão da população à vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

A vacinação contra a Covid-19 no Ceará e a Campanha Nacional de Multivacinação foram debatidos no encontro. “É direito de todo cidadão ter o esquema vacinal completo. Pessoas de outros estados ou países que venham tomar as segundas doses aqui no Ceará devem ter a situação analisada, pois temos de garantir a vacinação das pessoas. A Sesa disponibiliza um sistema para que os municípios registrem as justificativas desses vacinados em caráter especial e nos sinalizem sobre essas ocorrências”, pontuou Kelvia Borges. “É fundamental enaltecer o excelente trabalho que os profissionais dos municípios estão fazendo na administração das doses e na aplicação na população”, enfatizou.

Campanha de Multivacinação

Durante a apresentação de Borges no seminário, foi exibido um vídeo do governador do Ceará, Camilo Santana, onde ele faz um apelo para a adesão à Campanha Nacional de Multivacinação, que objetiva vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). “Precisamos avançar nessa vacinação para esse público, e essas vacinas estão disponíveis para todos os postos de saúde dos 184 municípios cearenses”, destacou o chefe do Executivo.

Secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves pediu engajamento dos municípios na Campanha de Multivacinação

No encerramento do painel sobre o cenário da vacinação no Estado, Ricristhi Gonçalves pediu engajamento dos municípios na campanha. “Quero agradecer ao Cosems pelo convite do setor de Imunização da Sesa para participar deste painel, mostrando o panorama da cobertura vacinal em relação às vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Temos uma Campanha de Multivacinação que vai até 29 de outubro, e sabendo da garra dos secretários municipais, nós vamos virar esse jogo em relação à baixa cobertura no Estado”.