Com compra direta de 300 mil doses de CoronaVac, Ceará atinge capacidade para vacinar 100% da população adulta

22 de setembro de 2021 - 15:21 # # # # #

Assessoria da Casa Civil
Texto:
Daniel Herculano
Fotos: Ascom Casa Civil e Ascom Governo de SP

 
Anúncio do envio do lote com as doses foi feito em coletiva no Instituto Butantan, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (22), e contou com a presença do governador Camilo Santana

O Governo do Ceará fechou com o Instituto Butantan a compra direta de 300 mil doses da vacina contra Covid-19, CoronaVac, com o intuito de complementar o Plano Nacional de Imunização (PNI). O acordo, firmado como parte de uma aquisição direta que não envolveu o Ministério da Saúde e feito em conjunto com outros quatro estados brasileiros – Espírito Santo (ES), Piauí (PI), Pará (PA) e Mato Grosso (MT) – prevê um total de 2,5 milhões de doses.

Com as novas doses, o Ceará vai ter capacidade de vacinar a totalidade da população adulta. “Já estivemos antes aqui com o intuito de firmar essa compra direta, mas que tivemos de aguardar e agora vamos firmar a compra de mais 300 mil doses de CoronaVac para o Ceará, que vai ampliar nossa vacinação tanto na Capital, quanto no Interior. Atualmente, temos mais de 90% dos adultos vacinados com pelo menos a primeira dose na capital cearense, e quase 90% de adultos vacinados no Estado do Ceará, também com pelo menos a primeira dose. Só a vacina salva vidas, e não descansarei enquanto todos os cearenses estiverem vacinados. Por isso, quero parabenizar o Instituto Butantan, patrimônio do povo brasileiro, pela condução neste período de pandemia. Veio daqui a CoronaVac, a primeira dose aplicada, a maior quantidade de doses ministradas no Brasil, e é uma vacina que vem salvando vidas”, ressaltou Camilo Santana, reforçando que a intenção da compra seria também para prevenir os atrasos causados pela distribuição do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Ceará quer 3 milhões de doses

Do total de 2,5 milhões de doses, a maior parte da entrega desta será destinada ao Pará, que ficará com 1 milhão de doses. Espírito Santo e Mato Grosso receberão 500 mil vacinas cada. O Ceará ficará com 300 mil doses e o Piauí, 200 mil.


De acordo com o governador Camilo Santana, a intenção da compra seria também para prevenir os atrasos causados pela distribuição do Plano Nacional de Imunização

Camilo Santana indicou que o Ceará já está na fila não apenas para a compra e o recebimento de mais doses da CoronaVac, mas já se coloca na fila de espera pela ButanVac. “O pedido foi uma decisão do comitê científico do Ceará, que esteve recentemente no [Instituto] Butantan com o presidente Dimas Covas, e estamos recebendo agora de imediato 300 mil doses para imunizar logo 100% dos adultos no Ceará. O restante das vacinas serão pedidas por demanda pelo Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Com isso, podemos ajustar nossas vacinas para aplicar a terceira dose nos idosos e vacinar os nossos adolescentes. Por uma questão de prudência do próprio comitê, estamos aguardando a autorização da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para que a gente possa fazer essa solicitação das três milhões de doses da CoronaVac. E já queremos entrar na fila para receber também a ButanVac para o Ceará, até porque não sabemos ainda, de forma clara, se deveremos permanecer a vacinação todos os anos”, explicou.

Cadastro

Para constar no banco de dados para receber a vacinação contra Covid-19, é necessário o cadastramento no Saúde Digital, plataforma da Sesa. Após o registro dos dados, é preciso confirmar por e-mail ou pelo telefone 0800.275.1475.

Agora, há uma mudança nas informações obrigatórias para cadastramento no sistema. O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser exigido durante a inscrição. A numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), antes obrigatória, torna-se opcional.

O acesso ao cartão é simples e pode ser feito pela internet, por meio da plataforma ConecteSUS. “Aqueles sem acesso fácil à internet podem buscar um posto de saúde para a emissão do documento”, reforça a secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde da Sesa, Ricristhi Gonçalves.

Quem já tomou alguma vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Pessoas que têm ou tiveram plano de saúde também possuem a sequência numérica.

Ouça

O governador Camilo Santana explicou como vai ser a entrega dos lotes vai ser de acordo com a demanda solicitada pelo Governo do Ceará ao Instituto Butantan.

Camilo Santana agradeceu ao Instituto Butantan a presteza em atender ao Estado do Ceará, parceria que se concretiza com o envio de novas doses para imunizar a população.

O governador Camilo Santana destacou que somente a vacina vai trazer de volta à normalidade das atividades econômicas e comportamentais. Ele reforçou o compromisso em seguir a vacinação da população do Ceará.