Pela valorização da vida: Papo Saúde debate prevenção ao suicídio nesta terça (14)

13 de setembro de 2021 - 14:44 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Daniel Araújo
Arte gráfica: David Tomás


Mês dedicado à conscientização da luta contra o suicídio, setembro nos faz um convite também à preservação da vida. Para refletir sobre o tema, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza nesta terça-feira (14) mais uma edição do Papo Saúde ESP. A transmissão ocorre no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara).

Com o tema “Setembro Amarelo: cada vida merece cuidado”, a live contará com a participação da médica psiquiatra do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Denise Evangelista; e do psicólogo e supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco. A mediação será feita pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Para Jadson Franco, a reflexão se pauta na busca pela valorização da vida. “Cabe, nesta temática, o repensar sobre acolhimento, a desconstrução de paradigmas, a reorganização dos processos de trabalho na rede básica, somando-se a outras ações assistenciais e compondo o que se entende por cuidado em saúde. Desta forma, possibilita-se uma abordagem mais abrangente e inclusiva”, pontua.

Outros assuntos que serão discutidos no encontro incluem a compreensão sobre as diferentes formas de prevenção, métodos de intervenção, além do compartilhamentos de reflexões sobre as práticas, saberes e direitos relacionados ao tema no campo das políticas de saúde pública em saúde mental.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é organizado anualmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A campanha mundial ocorre no Brasil desde 2014 com o objetivo de realizar ações educativas e de conscientização junto à sociedade civil na intenção de prevenir e reduzir os casos de suicídios no País.

Apesar de ter como foco o mês de setembro, a iniciativa estimula a importância do debate sobre esse problema de saúde pública durante todo o ano. De acordo com os dados da cartilha “Informando para prevenir”, publicada pela ABP e pelo CFM, 96,8% dos casos de suicídio registrados estão associados com histórico de doenças mentais tratáveis.

Papo Saúde na ESP

Setembro Amarelo: cada vida merece cuidado
Quando: terça-feira (14), às 19h30
Convidados: Denise Evangelista – médica psiquiatra do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM)
Jadson Franco – psicólogo e supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE
Acesse o perfil oficial da ESP/CE no Instagram