Secretário Marcos Gadelha alinha projetos estratégicos, como os Distritos de Inovação em Saúde, durante visita à Fiocruz Ceará

9 de setembro de 2021 - 17:37 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

Roteiro da visita ao campus do Eusébio contemplou laboratórios de sorologia, biologia molecular e biotecnologia

O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, visitou, na manhã desta quinta-feira (9), as instalações da sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará para tratar do alinhamento de projetos existentes em parceria com a instituição, prospectar potenciais novas iniciativas e conhecer os espaços que abrigarão o Distrito de Inovação em Saúde do Eusébio.

>> Distrito de Inovação em Saúde: faculdades de Medicina e Enfermagem serão implementadas no Sertão Central

Na sede da Fiocruz Ceará, Marcos Gadelha foi recepcionado por gestores locais, como o diretor da unidade, Carlile Lavor, o pesquisador e coordenador da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo, Odorico Monteiro, e o coordenador da Unidade de Apoio ao Diagnóstico Covid-19, Eduardo Ruback, dentre outros.

O roteiro da visita ao campus do Eusébio contemplou laboratórios de sorologia, biologia molecular e biotecnologia. O titular da Sesa também conheceu o Data Center e a exposição permanente, localizada no prédio administrativo, onde participou de reunião por videoconferência com a presidência da Fiocruz.

Marcos Gadelha conheceu o Data Center e a exposição permanente, localizada no prédio administrativo, onde participou de reunião por videoconferência com a presidência da Fiocruz

“Chama atenção a qualidade das instalações da Fiocruz e a capacidade tecnológica da instituição. Agrega muito conhecimento à Saúde do Ceará e tem o potencial de ser uma referência nacional quando estiver inserido no contexto do Distrito de Inovação. Essa é uma iniciativa muito relevante na vida dos cidadãos do Eusébio e do Ceará. Vamos trabalhar para firmar as parcerias necessárias para consolidar esse projeto”, destaca Gadelha.

Na reunião com a presidência da Fiocruz, o secretário tratou dos projetos estratégicos com o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha; com o diretor da Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde (ADTIS), Carlo Ferrentini; o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Santos Moreira; o diretor do Instituto de Biologia Molecular do Paraná/Fiocruz, Pedro Barbosa, e com o coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional, Wilson Savino.