O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis? Papo Saúde ESP explica

6 de setembro de 2021 - 09:40 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Daniel Araújo
Arte gráfica: David Tomás


Com uma estimativa de 376 milhões de novos casos anualmente, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Para discutir e tirar as principais dúvidas sobre este tema, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (ESP/CE), realiza mais uma edição do Papo Saúde ESP nesta terça-feira (7).

Com o mote Infecções Sexualmente Transmissíveis: tudo o que você precisa saber, a live será transmitida pelo perfil oficial da ESP/CE no Instagram, a partir das 19h30, e receberá a doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Núcleo de Estudos em HIV/aids e doenças associadas (Neaids), Reangela Cintia. A mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Cintia reforça o acesso à informação como uma das principais ferramentas que a população pode ter no melhor entendimento sobre questões ligadas a essas doenças. A enfermeira destaca o entendimento sobre a rapidez no diagnóstico de algumas ISTs, como a sífilis e o HIV, além da cobertura disponível nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps). “Apesar de estarmos na era da informação, algumas pessoas não sabem ou não conseguem ter acesso a recursos como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV e à Profilaxia Pré-Exposição” (PrEP)”, exemplifica.

ISTs

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. Estes agentes infecciosos podem ser encontrados nos fluidos corporais, como sangue, esperma e secreções vaginais. Geralmente, as suas manifestações ocorrem via feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Entre as ISTs mais comuns na sociedade estão HIV/aids – lembrando que a aids é o estágio mais avançado da doença –, sífilis, vírus do papiloma humano (HPV), vírus herpes simples e candidíase. Quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, as doenças podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissível (DSTs) porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Papo Saúde ESP

Infecções Sexualmente Transmissíveis: tudo o que você precisa saber
Quando: terça-feira (7), às 19h30
Convidados: Reangela Cintia, doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará e membro do Núcleo de Estudos em HIV/aids e doenças associadas (Neaids)
Acesse o perfil oficial da ESP/CE no Instagram