Programa Cuidar Melhor: Superintendência Regional realiza oficina com municípios do Litoral Leste

31 de agosto de 2021 - 10:10 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa

A regionalização dos serviços de saúde é um dos pilares da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Entre as iniciativas de incentivo para o fortalecimento das regiões está o Programa Cuidar Melhor, iniciativa pioneira lançada pela pasta em janeiro de 2021. No Programa, são trabalhados a melhoria dos indicadores de saúde junto às Superintendências Regionais.

A Sesa estimula a adesão dos municípios à iniciativa com a realização de capacitações. Nesta terça-feira (31), profissionais da Superintendência Regional do Litoral Leste/Jaguaribe recebem treinamento para cálculo dos indicadores definidos no Programa Cuidar Melhor, além de elaboração de Plano de Ação Municipal. O encontro é realizado na policlínica de Limoeiro do Norte.

Para a superintendente do Litoral Leste/Jaguaribe, Mere Benedita do Nascimento, as capacitações são um importante incentivo para os municípios que compõem cada região. “Além de indicar as melhores estratégias para monitoramento e incentivo à elaboração de um plano de ação, possibilitará o fortalecimento das comissões”, diz. O próximo encontro, previsto para o dia 9 de setembro, contemplará municípios das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) de Russas e Aracati.

O coordenador do projeto da Sesa, Caio Cavalcanti, ressalta a importância desse estreitamento de relações. “Essas oficinas representam o Estado, a Sesa, apoiando as estruturas regionais e os municípios para a melhoria dos resultados dos indicadores de qualidade“.

Cuidar Melhor

O Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. A ação pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Além dos incentivos financeiros da Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), com base em indicadores de impacto, definidos para o cálculo do Índice Municipal de Qualidade em Saúde (IQS), o Programa estabelece uma premiação anual para os municípios que obtiverem os melhores resultados em indicadores de esforço e que venham a realizar práticas mais inovadoras em saúde.