Psicólogos do HSM se dedicam ao cuidado com a saúde mental de pacientes, familiares e funcionários

26 de agosto de 2021 - 09:24 # # # #

Texto e fotos:
Milena Fernandes

O psicólogo Érico Valente (à direita, mais ao fundo) acompanha os pacientes do Hospital-Dia e atua como preceptor da Residência em Psiquiatria do HSM

Uma profissão especializada no comportamento humano. A Psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais como sentimentos, pensamentos, razão e a relação entre eles. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), são 22 psicólogos que estão presentes nos mais diversos setores, cuidando dos pacientes, familiares e dos próprios funcionários. “Nosso foco é o bem-estar do paciente nas mais variadas abordagens psicológicas e o cuidado com o cuidador, que são os familiares e os profissionais do hospital”, destaca Aurilene Xavier, coordenadora do Serviço de Psicologia do HSM.

Seja nas Enfermarias de internação, na Emergência ou no Ambulatório, o trabalho da Psicologia no HSM vem atuando com uma equipe multidisciplinar. Há 15 anos na unidade, o psicólogo Érico Valente, que atende os pacientes com transtornos psiquiátricos do Hospital-Dia, explica que a família tem um papel muito importante na melhora do paciente. “Trabalhamos com atendimentos individuais e em grupos não só para os pacientes, mas para os familiares também. É necessário que todos aprendam a lidar com a doença e, para oferecermos um tratamento em saúde mental de excelência, é necessário fazer esse trabalho em conjunto porque a família nunca é neutra, ela pode contribuir de forma muito positiva com essa melhora”, pontua.

O psicólogo explica que o profissional é visto pelos pacientes como alguém que pode ouvi-los, compreendê-los e aceitá-los. “Muitas vezes, os nossos pacientes não encontram essa compreensão dentro de casa, na sociedade e, quando começamos a compreendê-los, eles passam por um processo de aceitação e esse é um passo importante para o sucesso do tratamento. Percebemos que muitas pessoas, quando recebem um diagnóstico de transtorno mental, acreditam que é uma condenação. Mas, por meio da escuta qualificada, podemos nos conectar com esse paciente de forma que ele enxergue que não se trata de condenação e que o importante é aceitar e realizar todo o processo de tratamento e acompanhamento”, sublinha Valente.

Desafios da pandemia

Desde março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (MS) decretou pandemia de Covid-19, foram muitos os desafios que surgiram para os psicólogos. Juliana Bezerra, que atua no Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) do HSM, lembra que foi necessário ressignificar o atendimento. “Tivemos que atender nossos pacientes de forma virtual, como proteção ao coronavírus, o que nos exigiu uma mudança também interna com criação de novas metodologias para não desfazer o elo criado com eles”.

Adoecimentos emocionais têm sido observados com maior frequência durante a pandemia de Covid-19

Durante todo esse período tem sido observado, pelos profissionais, muitos adoecimentos emocionais em decorrência da pandemia. “Percebemos um aumento da ansiedade, da síndrome do pânico, do entristecimento e da dificuldade em assimilar esse ‘novo normal’. Todas essas questões têm sido trabalhadas pelos psicólogos com os pacientes e familiares por meio de um olhar mais abrangente do ser humano”, diz Bezerra.

Para a psicóloga, o mais gratificante na profissão é observar a melhora dos pacientes, acompanhar cada um com seus familiares e notar a transformação positiva na vida deles. “Quando a gente identifica que o nosso paciente saiu de um intenso sofrimento, que vem conseguindo organizar bem os pensamentos e suas relações com a sociedade, ficamos realmente satisfeitos. E eles sempre nos dão esse retorno, essa demonstração da gratidão, o que nos faz ter certeza de tão grandiosa que é a nossa profissão”, enfatiza.

Plantão Psicológico

Plantão Psicológico do HSM reforça o atendimento realizado na Emergência

No HSM, existe também um Plantão Psicológico que atende pessoas encaminhadas pela triagem – realizada por médicos psiquiatras da Emergência. A psicóloga Clarisse Missiê é uma das profissionais que trabalha neste serviço. “O atendimento no plantão inclui psicoterapia breve focal, ou seja, nós focamos na dor mais emergente, acolhendo o paciente com intervenções na escuta terapêutica. Oferecemos ainda mais dois retornos e, ao término do processo, se houver necessidade, encaminhamos o paciente para dar continuidade ao tratamento em outras unidades de atendimento”, detalha.