Secretário Marcos Gadelha alinha estratégias com superintendentes das Regiões de Saúde

24 de agosto de 2021 - 17:49 # # # #

Texto:
Suzana Mont'Alverne
Foto: Ascom/Sesa

Titular da Saúde do Ceará afirmou que a gestão segue com empenho para que cada cearense consiga ser atendido dentro de sua região

O titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Marcos Gadelha, reuniu-se com os cinco superintendentes das Regiões de Saúde cearenses na tarde desta terça-feira (24). No encontro, foi discutido o alinhamento das estratégias em saúde com base nas apresentações de ações que estão sendo realizadas, de forma regionalizada, por cada superintendência.

“A regionalização garante ao cidadão cearense uma atenção à saúde mais democrática. Precisamos buscar, incessantemente, que cada pessoa consiga ser atendida dentro de sua região“, pontuou o secretário.

Regionalização

No desenho organizacional do Sistema Único de Saúde (SUS), cabe ao gestor municipal a responsabilidade sobre a Atenção Primária. Ao Estado, recai o papel de coordenar as Regiões de Saúde. Mas, na maior parte do Brasil, predomina a adoção de políticas nacionais implementadas de forma fragmentada, verticalizada, onde governo estadual e municípios não conseguem ordenar um sistema de saúde estruturado.

“A Sesa, no entanto, investiu acertadamente no fortalecimento da interiorização da saúde, com fortalecimento do diálogo com os municípios”, continuou Gadelha.