No Helv, operação Adorno Zero promove ação educativa e reforça necessidade de jornada de trabalho sem itens pessoais

20 de agosto de 2021 - 09:27 # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos:
Débora Morais


Iniciativa reforça para todos os profissionais a importância de não utilizar, no ambiente hospitalar, acessórios como relógios, pulseiras, brincos, anéis e alianças, reduzindo riscos de infecção em pacientes

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), inicia, neste mês, a operação Adoro Zero. A campanha, realizada pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e pelo Centro de Estudos do hospital, tem como objetivo reforçar para todos os profissionais a importância de não utilizar, no ambiente hospitalar, acessórios como relógios, pulseiras, brincos, anéis e alianças, reduzindo riscos de infecção em pacientes. A ação educativa é itinerante, contemplando diversos locais da unidade, e deve ocorrer ao longo de todo o ano.

A iniciativa começou na terça-feira (10) e, na ocasião, foi feita uma apresentação, de forma lúdica, nas áreas administrativas e assistenciais com uso de um manequim. O boneco ganhou acessórios, roupa privativa, Equipamento de Proteção Individual (EPI), crachá e até um nome: Helviane Da Vinci.

“Quando a gente chega e começa a explicar um pouquinho para o pessoal como está sendo a campanha, eles já acham divertido por ter a representação do manequim todo paramentado. Isso é uma forma de atraí-los e fazer com que eles fiquem mais envolvidos, mas sem fugir do foco, que é levantar a bandeira do adorno zero para todo o hospital”, explica a enfermeira do Centro de Estudos do Helv, Tamires Oliveira.


Manequim, batizado de Helviane Da Vinci, foi utilizado para apresentar a ação de forma lúdica

A campanha busca a implementação da Norma Regulamentadora 32 (NR32) – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, que estabelece e regulamenta as diretrizes básicas para a adoção de medidas de proteção à segurança e à saúde de trabalhadores dos serviços da área. A norma determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho de todos os profissionais devido à possibilidade de aderência de micro-organismos nas superfícies desses objetos.

A iniciativa no hospital recebeu elogios e houve boa adesão por parte dos colaboradores. Thais Balbino é técnica de Enfermagem e conta que a forma como a campanha foi apresentada “foi muito boa”. “É uma atividade que a gente pode considerar boba, mas necessária, porque a gente acaba esquecendo uma vez ou outra os adornos. E, sim, ele ainda é um risco de infecção muito grande em qualquer ambiente hospitalar, principalmente para os pacientes pós-cirúrgicos. A forma com que foi apresentada foi muito boa, nos ajuda até a distrair dos plantões que, às vezes, são puxados”, avalia.

Norma

As orientações abordadas na campanha valem para todos os colaboradores, principalmente os que prestam assistência ao paciente ou que, de alguma forma, entram em contato com fluidos, secreções ou qualquer tipo de matéria orgânica proveniente do paciente ou do processo assistencial. Trabalhadores que manipulam alimentos e dietas também são público-alvo da ação.


Campanha recebeu elogios e teve boa adesão por parte dos colaboradores do hospital

A norma, além de determinar procedimentos hospitalares, também rege o comportamento dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de EPIs e a proibição do uso de adornos, que podem trazer riscos biológicos de contaminação. O descumprimento das diretrizes deve ser reportado às chefias imediatas. Incidentes devem ser comunicados ao Sesmt.

 

A norma, além de determinar procedimentos hospitalares, também rege o comportamento dos profissionais da área, indicando a obrigatoriedade do uso de EPIs e a proibição do uso de adornos, que podem trazer riscos biológicos de contaminação. O descumprimento das diretrizes deve ser reportado às chefias imediatas. Incidentes devem ser comunicados ao Sesmt. “Esse trabalhao está sendo bastante relevante, pois nós já vínhamos programando essa campanha há algum tempo e esperamos que o retorno seja breve de todo o efetivo do hospital, para benefício de todos”, reforça o técnico de segurança do trabalho Cleiton Júnior.