Com foco em enfermarias e blocos cirúrgicos, HGF dá início à segunda fase do Projeto Lean

20 de agosto de 2021 - 12:55 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos:
Felipe Martins

 
Projeto tem duração de cinco meses e se inicia com vistoria completa do espaço para análise e definição de diagnóstico

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início, nesta semana, à segunda fase do Projeto Lean. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, que surgiu com o objetivo de reduzir a superlotação nas emergências de hospitais públicos e filantrópicos, agora tem como foco também a otimização dos procedimentos nas enfermarias e nos centros cirúrgicos.

Para a nova fase do projeto, apenas seis hospitais do Brasil foram selecionados, incluindo o HGF e o Hospital Regional do Cariri (HRC), também unidade da Rede Sesa. “Tivemos uma experiência muito positiva na primeira fase do Lean aqui no HGF, que se destacou como um dos melhores hospitais pela maturidade da gestão, dos colaboradores, entre outros fatores”, ressaltou o especialista de processos do Hospital Sírio-Libanes, Daniel Meireles, durante visita técnica à unidade.

>> HRC é um dos seis hospitais do Brasil selecionados para nova fase do Projeto Lean

A ideia de expandir o projeto a mais serviços das unidades hospitalares, explica Meireles, veio com a experiência da primeira fase nas emergências. “Percebemos o hospital como um corpo único no qual todos os setores se comunicam entre si. Só consigo realizar mais operações cirúrgicas, por exemplo, a partir do momento que consigo liberar mais leitos na enfermaria”, pontuou.


Na nova fase do Projeto Lean, o foco será a otimização dos processos nas enfermarias e nos blocos cirúrgicos

Em tradução livre, Lean significa “enxuto”. A metodologia é uma adaptação do Sistema Toyota de Produção (criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial) à área da Saúde e tem como foco reduzir desperdícios. Como explica o consultor, no caso da Saúde, tanto o tempo de espera maior para atendimento do paciente quanto o tempo de permanência dele na internação são fatores que influenciam diretamente em prejuízo. “Não apenas financeiro, mas na qualidade do serviço que o paciente recebe”, disse.


Com as informações coletadas, os consultores iniciam treinamentos com a equipe do hospital e auxiliam na criação de planos de ação

Para o diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, o projeto vem mais uma vez somar forças à unidade. “Nossa equipe multiprofissional estará focada em otimizar as etapas do processo assistencial, garantindo ganhos na força de trabalho, nos recursos financeiros e, acima de tudo, para os pacientes”, afirmou.

O projeto tem duração de cinco meses e se inicia com uma vistoria completa do espaço para análise e definição de diagnóstico. Com as informações em mãos, os consultores iniciam treinamentos com a equipe do hospital, auxiliam na criação de planos de ação e passam a acompanhar regularmente o trabalho, com visitas presenciais ou por meio de videochamadas. “Confiamos no trabalho dos profissionais aqui do HGF e temos certeza do engajamento de toda a equipe, que trabalha com um único propósito: diminuir o dano humano”, enfatizou o consultor Daniel Meireles.