ProVida: Plantão Psicológico reforça cuidados em saúde mental para profissionais de saúde e população de forma gratuita

13 de agosto de 2021 - 10:41 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto:
Milena Fernandes
Artes gráficas: Brauliana Barbosa


A pandemia de Covid-19 vem alterando a vida cotidiana das pessoas e já é possível observar que são muitos os impactos psicológicos que atingem a população brasileira, o que vem exigindo uma atenção cuidadosa com a saúde mental. Medo da morte, do desemprego, da violência doméstica, da fome, além de insônia, culpa e lutos coletivos são algumas das consequências disparadoras de questões de saúde mental agravadas pelo contexto pandêmico.

Por meio da plataforma digital Plantão Coronavírus, a Secretaria Executiva de Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) implementou o ProVida, Plantão Psicológico online como suporte ao agravamento das demandas em saúde mental no cenário de pandemia.

O psiquiatra Davi Queiroz, que está à frente da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesa, explica que a ferramenta foi idealizada para dar suporte aos profissionais de saúde e à população, ajudando a preservar vidas e ofertar recursos de enfrentamento às intempéries sociais. “Com este serviço, podemos, também, reduzir a mortalidade por suicídio, articular a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) a um projeto maior de prevenção ao comportamento suicida”, afirma.


O atendimento é realizado por psicólogos habilitados e capacitados em Primeiros Socorros Psicológicos. Por enquanto, o Plantão Psicológico está sendo disponibilizado à população de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com a possibilidade de funcionar 24h.

Como acessar o Plantão Psicológico

O usuário poderá acessar o Plantão Psicológico pelo Plantão Coronavírus, por meio de atendimento por chat ou videoconferência, em até três sessões de 50 minutos de duração, com o mesmo profissional.

A primeira sessão é encaminhada pelo chatbot e, após o primeiro contato, o próprio profissional pode agendar mais dois encontros. Após o atendimento das três sessões, se ainda houver necessidade de acompanhamento psicológico, o paciente poderá ser encaminhado para dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial mais próxima da sua residência para dar continuidade ao cuidado e tratamento em saúde mental.

Davi Queiroz enfatiza que esse serviço surgiu alinhado à visão institucional da Sesa em ofertar um sistema de saúde acessível, fortalecendo o apoio estadual aos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial do Estado.