Modernização da Saúde do Ceará contempla obras e ampliação no Hospital de Messejana, com inclusão de bloco tecnológico

13 de agosto de 2021 - 12:34 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Artes gráficas:
Fabio dos Santos


O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) é uma das unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) que receberão melhorias estruturais por meio da Plataforma de Modernização da Saúde no Estado. Os pedidos de abertura de licitação já foram encaminhados para a Superintendência de Obras Públicas (SOP). O espaço receberá um bloco tecnológico, com Centro de Imagem e uma área para ampliação das enfermarias. O prazo para início das intervenções depende da tramitação dos processos legais.

A ampliação do Hospital de Messejana, conhecido como Hospital do Coração, tem como ponto de partida a criação do bloco tecnológico que abrigará o Pronto Atendimento (Urgência e Emergência), Centros de Imagem, Cirúrgico, de Material Esterilizado (CME) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A requalificação tem como objetivo normatizar, humanizar e propor soluções inteligentes que visem à otimização da área disponível, possibilitando o uso adequado dos espaços e oferecendo eficiência para o bom funcionamento da unidade e melhoria da assistência hospitalar.

A partir do funcionamento do bloco tecnológico, após a conclusão da obra e remanejamento dos ambientes já listados, as áreas do HM onde atualmente correspondem aos serviços contemplados no projeto serão readequadas. Isso permitirá ganho de espaço físico na edificação como um todo, possibilitando que sejam realizados projetos e obras para as adaptações necessárias ao cumprimento das normativas vigentes.


O secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), dá mais detalhes das intervenções. “No caso do Hospital de Messejana, nós encaminhamos à SOP o projeto de um novo bloco que vai abrigar cem leitos de UTI, todo um sistema de imagem, três salas de hemodinâmica, ressonância, tomografia, PET Scan, além de uma área estrutural que servirá para futuras ampliações nas áreas de enfermarias. Dessa forma, vamos melhorar ainda mais a unidade que é a nossa maior referência em Cardiologia nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”.

A Plataforma de Modernização da Saúde do Ceará, segundo Dr. Cabeto, também inclui a reformas de unidades referenciais, contemplando, além do HM, os Hospitais Geral de Fortaleza (HGF), Infantil Albert Sabin (Hias), Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), São José (HSJ) e o Centro de Especialidades Pediátricas do Meireles. “Estamos apresentando projeto por projeto. Isso também faz parte também da interiorização, regionalização e qualificação da nossa rede hospitalar”.