Agosto Dourado: HGCC inicia teleconsulta do Banco de Leite para acompanhar mães em amamentação após alta

3 de agosto de 2021 - 09:07 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Texto:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Thiago Freitas

No Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), prepara uma programação voltada para incentivar e fortalecer a amamentação e a doação de leite humano. A partir desta semana, a unidade contará com a teleconsulta do Banco de Leite.

A nova ferramenta de apoio às mães que estão amamentando passa a funcionar na Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada de 1º a 7 de agosto. Neste ano, a campanha traz o tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. A iniciativa busca envolver a sociedade e compartilhar a importância de amamentar tanto para as mães, quanto para os pequenos. As consultas ocorrerão de forma online às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre pela manhã.

>> Veja onde doar leite humano no Ceará

“O foco mais importante é dar o apoio incondicional para que as mães continuem recebendo o apoio após a alta. As mães que saem do HGCC serão agendadas para acompanhamento da amamentação, via consulta online”, explica Rejane Santana, coordenadora do Banco de Leite do hospital.

Programação

No HGCC e em outras unidades da Rede Sesa, a programação será durante todo o mês. Nesta quinta-feira (5), haverá uma reunião online com a participação de mais de 70 mães doadoras, com apresentação de um vídeo de agradecimento pelos atos de amamentar e doar. Durante a ida às casas das doadoras, para a coleta de leite, também serão enviados cartões personalizados.

A coordenadora de Enfermagem do Banco de Leite do hospital, Vanessa Demétrio, destaca a importância do acompanhamento das lactantes. “A teleconsulta sobre amamentação surge como uma oportunidade de proporcionar um momento de orientações sobre o aleitamento materno para as lactantes, assim como tirar dúvidas de gestantes e puérperas acompanhadas pela nossa instituição, além das demandas externas. Também fortalece o vínculo do Banco de Leite Humano com nossas doadoras, oferecendo esclarecimento de possíveis dúvidas”, ressalta.

De 4 a 7 de agosto, todos os setores do HGCC serão visitados pela equipe do Banco de Leite Humano. Será abordado o tema da campanha, com destaque para a importância do aleitamento materno e do engajamento que devem ter como apoio e solidariedade ao gesto.

Ainda nesta semana, haverá exposição do painel Aleitamento Materno em homenagem às mães que amamentam e doam leite humano. A iniciativa é da Residência Integrada em Saúde (RIS). Durante todo o mês de agosto, a programação continua com blitze educativas em vários setores, diálogos com profissionais e palestra.