Para aproximar produção científica e sociedade, revista ‘Cadernos ESP’ lança podcast

30 de julho de 2021 - 16:50 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Jackson de Moura

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança o podcast Cadernos ESP, oriundo da revista científica homônima, como mais uma ferramenta de disseminação de conhecimento.

A proposta é aproximar conhecimento, pesquisadores e sociedade. “Vamos pautar temas sobre as novidades e informações do mundo da produção científica. Também convidaremos autores e autoras para discutirmos estratégias metodológicas, resultados dos estudos e contribuições das produções para a saúde pública“, frisa Jadson Franco, editor-chefe do periódico e supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE.

O podcast Cadernos ESP se apresenta também como um espaço formativo, quando considerados os temas que serão debatidos por especialistas de diversas áreas e diferentes lugares, que trarão o olhar para o que há de mais atual no mundo da publicação científica, possibilitando, assim,acesso à informação e conhecimento.

“Compreende-se que são de responsabilidade social da ESP/CE a produção e disseminação do conhecimento científico. Para cumprir sua função, é necessário desenvolver um modelo de cultura e prática democráticas de divulgação para a sociedade de forma inovadora e acessível“, destaca Dayane de Abreu, editora científica da Cadernos ESP, sobre o podcast.

Primeiro episódio

O podcast Cadernos ESP terá periodicidade mensal e o primeiro episódio já está disponível em dois dos principais tocadores.

No primeiro podcast, autores, avaliadores, comunidade científica e sociedade vão entender um pouco a proposta do periódico, seu alcance nos últimos anos, além do novo escopo de produção, como casos clínicos.

Revista recebe trabalhos sobre capacete Elmo

Criada em 2005 e publicada a partir de 2021 de forma quadrimestral, a Cadernos ESP visa a tornar público os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde. O periódico aceita para publicação artigos originais e de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.

Até 15 de agosto podem ser submetidos trabalhos para a edição especial da revista que terá como tema “Elmo: inovação que salva”. Inscreva sua produção aqui. São aceitos manuscritos em níveis nacional e internacional que apresentem situações práticas em saúde e ou de inovação tecnológica nos campos do ensino, da assistência, pesquisa ou gestão.