Urologia do HMJMA terá ampliação de equipe e serviços a partir de agosto

26 de julho de 2021 - 09:42 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HMJMA
Texto e fotos:
Diana Vasconcelos e Thaís Maciel/HMJMA

 
Com mudança no Centro de Saúde Meireles, o Centro de Atenção à Saúde do Homem será transferido permanentemente para o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar

A partir de 2 de agosto, o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passará a sediar o Centro de Atenção à Saúde do Homem (Cash). Com a chegada do serviço, que antes funcionava no Centro de Saúde Meireles, o volume de atendimento voltado para a saúde do homem na unidade deve triplicar. “Nós já temos um serviço de Urologia completo e bem estruturado. Mas é um ganho importante para o HMJMA”, enfatiza o coordenador do serviço do hospital, Raphael Bezerra.

Além de dobrar o número de especialistas da equipe de Urologia, a chegada do Cash permitirá a implantação de novos serviços. “Vamos colocar em prática dois projetos: o primeiro é o planejamento familiar, no qual vamos começar a fazer vasectomia aqui no hospital. Já criamos um fluxo junto com a Psicologia e a Enfermagem, seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e dentro da lei”, detalha o médico. “O segundo seria reduzir a condição de pacientes sondados e devolver a qualidade de vida dessas pessoas”.

Entre os pacientes que podem ser beneficiados pelo novo serviço está Francisco Antônio Farias Vale, de 65 anos. Encaminhado pelo Central de Regulação do Estado para o HMJMA, o aposentado convive com uma sonda há 110 dias, em decorrência de complicações relacionadas à próstata. “Meu médico [no município de Crateús] me mandou para cá e ele [Raphael Bezerra] já me disse que era possível [retirar]. Vim mostrar uns exames e marcar a cirurgia”, comemora.


Francisco Vale é um dos pacientes contemplados pela ampliação do serviço de saúde do homem no HMJMA

Além de ampliar o número de consultas e procedimentos urológicos na unidade hospitalar, a mudança do Cash para o HMJMA trará mais resolubilidade para os pacientes. “Aqui no hospital, com o complexo que a gente tem, é possível resolver os casos gerados no ambulatório, mesmo os cirúrgicos”, diz Bezerra. “Além de aumentar nossa carta de serviços, temos certeza de que essa mudança será muito benéfica para os pacientes. E isso é o que mais importa para nós, o bem-estar dos pacientes“, frisa a diretora-geral do HMJMA, Silvana Furtado Sátiro.

Centro de Saúde Meireles

O Centro de Saúde Meireles passará por reforma a partir do próximo mês. Para garantir a assistência prestada aos usuários do serviço público de saúde, os programas e serviços serão transferidos para outros espaços em Fortaleza. No local, funcionará o Centro de Especialidades Pediátricas do Estado, com novo perfil de pacientes (crianças e adolescentes) e atendimento de média e alta complexidade. O equipamento será uma unidade de referência da Sesa.

O Centro de Atenção à Saúde do Homem será permanentemente deslocado para o HMJMA. O hospital fica localizado na Rua Princesa Isabel, 1526, no Centro da Capital, na esquina com a Avenida Domingos Olímpio. Os atendimentos são encaminhados pela Central da Regulação estadual.