Paciente recuperado de Covid-19 retorna ao HSJ e homenageia profissionais com música gravada após alta hospitalar

15 de julho de 2021 - 13:40 # # # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSJ
Texto:
Diego Sombra
Fotos: Diego Sombra e Arquivo Pessoal

Heverson Oliveira, que ficou internado cerca de 40 dias na unidade, e o irmão Helder homenagearam os colaboradores da unidade pela assistência prestada. FOTO: Diego Sombra

Recuperado da Covid-19, Heverson da Silva Oliveira experimentou pela primeira vez a sensação de retornar ao Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) onde passou cerca de 40 dias internado em tratamento contra a doença. A visita foi por um motivo especial: o jovem de 35 anos queria agradecer e prestar uma homenagem aos profissionais que cuidaram dele durante a hospitalização.

“Eu sou muito grato a Deus por vir aqui e dizer para vocês ‘muito obrigado’, porque vocês foram anjos na minha vida e na de muitas pessoas”, disse entre lágrimas. O ex-paciente aproveitou a ida ao hospital para apresentar aos colaboradores do São José a canção “Descansa”, que ele mesmo havia escrito pouco tempo antes de ser internado. Gravada em estúdio com o irmão e cantor gospel, Helder Oliveira, a música traz uma mensagem de conforto e esperança para quem enfrenta momentos difíceis.

“A gente torce para que essa canção consiga alcançar o coração das pessoas e que traga alívio, carinho, que gere Deus no coração de quem ouvi-la, assim como aconteceu com a gente. Agora, ela [a música] está nas plataformas digitais e voando pelo mundo”, afirmou Helder.

A servidora pública Zélia Rodrigues estava entre os funcionários do HSJ que acompanharam a apresentação da dupla e ficou tocada com a iniciativa. “Todos do São José trabalham em prol do paciente. Por isso, nos enche de alegria ver uma pessoa que foi atendida aqui retornar ao hospital para elogiar e agradecer pelo atendimento recebido. Foi emocionante ouvir a música que o Heverson compôs. É uma canção que acalma e desperta bons sentimentos em quem a escuta”.

Heverson gravou a música ‘Descansa’ após alta hospitalar. FOTO: Arquivo Pessoal

Infectado pela Covid-19 na segunda onda da pandemia no Ceará, Heverson foi internado no São José no dia 3 de março. “Eu já estava com sintomas em casa há 12 dias. Quando comecei a ficar um pouco tonto e a sentir falta de ar, minha irmã teve a iniciativa de me levar para o hospital. Eu cheguei e já fui piorando”, lembrou. A equipe da unidade prestou toda a assistência necessária para tentar reverter o comprometimento da respiração do jovem.

A gravidade do quadro de saúde requereu, no entanto, que o paciente fosse intubado e, posteriormente, traqueostomizado. “Eu já estava muito exausto. Se eu me mexesse, já cansava. Pra mim, [a intubação] foi uma forma de eu conseguir descansar. Em nenhum momento, passou pela minha cabeça que eu não ia voltar. Eu confiava em Deus”.

Heverson relata que ficou, ao todo, cerca de 22 dias inconsciente. Por medida de segurança, ele não podia receber visitas. Porém, diante da situação delicada, os profissionais de saúde autorizaram a entrada do irmão em alguns momentos. “Eu estive com ele antes de ele ser intubado e na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Depois que ele saiu da UTI, ainda estava desorientado, então abriram uma outra exceção para ter acompanhante, daí eu pude ficar alguns dias com ele”, explicou Helder.

Volta para casa

A tão esperada alta hospitalar ocorreu no dia 12 de abril. Debilitado, Heverson deixou o Hospital São José de cadeira de rodas e foi recebido com grande alegria pela namorada, pelos amigos e familiares. “Só tenho a agradecer, pois fui tratado bem por todos. Eu nunca imaginei que um hospital pudesse ser uma família, como esse hospital é”.

Gravidade do quadro do paciente requereu intubação e traqueostomização; Heverson recebeu alta do HSJ no dia 12 de abril. FOTO: Arquivo Pessoal

No dia do reencontro, Bruna Barbosa não escondeu a emoção ao ver o namorado e fez um agradecimento especial à equipe do HSJ. “A saudade dói, corrói, machuca, mas a fé move montanhas. Deus usa os anjos dele. E, nesse caso, os anjos dele foram os profissionais do São José. Só temos a agradecer”.

Assista à homenagem