Sesa celebra 60 anos homenageando o servidor ativo com maior tempo de colaboração

28 de junho de 2021 - 16:16 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e foto:
Guto Castro Neto


José da Silva Rocha (à direita) colabora há 56 anos com a Saúde estadual no Centro de Convivência Antônio Justa; à esquerda, Francisco de Assis Duarte Guedes, diretor do Centro

Quando uma instituição de relevante papel na sociedade completa 60 anos, ela coleciona milhares de histórias, sejam relacionadas às pessoas que a fazem ou àquelas que são beneficiadas com seus serviços. Neste 28 de junho, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) celebra seus 60 anos destacando o servidor que tem a história mais longeva no órgão, homenageando, assim, todos os colaboradores que contribuíram e contribuem para a gestão da Saúde pública no Estado.

Em 2021, ainda na ativa, o auxiliar de serviços gerais José da Silva Rocha conta com orgulho dos 56 anos de colaboração com a Saúde estadual, todos eles na mesma lotação: o Centro de Convivência Antônio Justa, unidade especializada no tratamento de pacientes com hanseníase, localizada em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Natural daquele município, o servidor foi admitido no Centro de Convivência no dia 2 de maio de 1965, quando a unidade ainda era chamada de ‘Colônia’. Entretanto, sua história com o espaço é anterior a isso, já que o pai era funcionário do local. “Fui nascido e criado aqui. Meu pai começou na época da inauguração, quando ainda eram as freiras que tomavam conta. Nunca saí e gosto muito de ajudar todo mundo. Eu faço de tudo, principalmente a limpeza externa e a jardinagem. A área aqui é grande e eu gosto de trabalhar com o que eu faço. Tenho muita disposição, não sinto nada e, se Deus quiser, ainda tenho muito chão”, relata o servidor, orgulhoso da sua identificação com o espaço de trabalho.

Homenagem

Na manhã desta segunda-feira, a Sesa entregou ao servidor José da Silva Rocha uma placa em homenagem às décadas de colaboração. Ele recebeu a honraria das mãos do diretor do Centro de Convivência Antônio Justa, Francisco de Assis Duarte Guedes. “Esse gesto da Sesa é muito importante para a valorização dos colaboradores. Representa que a Secretaria enxerga a importância do servidor para a sociedade”, pontua o diretor.

Na visão do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), os servidores são parte fundamental do patrimônio de uma instituição. “A saúde pública é, acima de tudo, um ato de servir à população. E isso só é eficaz se os servidores tiverem consciência do seu papel e se empenharem. Celebramos hoje os 60 anos da Sesa cientes de que temos nos nossos quadros milhares de pessoas com grandes histórias de contribuição, dedicação e amor aos usuários do sistema de Saúde Estadual. Rendo aqui minha homenagem a todos que tiveram ou têm colaborado com a secretaria nessas seis décadas”.