Helv realiza programação para homenagear doadores de sangue e incentivar novos voluntários

14 de junho de 2021 - 15:25 # # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos:
Débora Morais


Foram realizados momentos de tira-dúvidas e entrega de panfletos sobre conscientização da doação de sangue

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realizou nesta segunda-feira (14) ação em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

A campanha teve como objetivo promover a doação de sangue a fim de garantir estoques seguros para a hemorrede estadual, o que inclui o Leonardo Da Vinci, referência em tratamento de Covid-19 no Estado. Em alguns casos, principalmente aos associados a comorbidades, pacientes desenvolvem complicações que necessitam de transfusão sanguínea.

“De janeiro até maio, nós fizemos 696 transfusões em pacientes com a doença. Este percentual significativo de transfusões está relacionado com o agravamento da Covid, principalmente aos distúrbios de coagulação, onde alguns pacientes apresentam sangramentos ou nos casos de insuficiência renal”, explica a coordenadora da Agência Transfusional do Helv, Fernanda Queiroz.

Programação

Para homenagear os doadores pelo Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta segunda (14), o Helv preparou uma programação para promover a doação. Também foram realizados momentos de tira-dúvidas e a entrega de panfletos.

“Durante a pandemia, houve uma redução das doações, então a nossa proposta hoje é fazer uma busca por doadores e estimular os colaboradores da instituição a irem voluntariamente a algum posto de coleta. Todo processo de doação é feito de forma criteriosa a fim de garantir a segurança do doador e do receptor”, reforça Queiroz.


A campanha teve como objetivo promover a doação de sangue a fim de garantir estoques seguros para a hemorrede estadual

A técnica de enfermagem Elvira Fabíola esteve presente na ação e ressaltou a importância do ato de doar. “Eu sou doadora de sangue desde 2016, quando ainda era acadêmica. Até hoje eu realizei mais de dez doações, pois sei que existem pessoas que necessitam desse ato e ele salva vidas. Se você puder doar, doe”, indica.

O que é necessário para doar sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.