Dez anos do Programa de Transplante Pulmonar no Ceará: webinar aponta tendências no tratamento

14 de junho de 2021 - 08:45 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto:
Jackson de Moura
Arte gráfica: Júlio Lopes

Quais os avanços da assistência ao paciente que precisa de transplante pulmonar? Como o Ceará se tornou referência no procedimento nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste? Dá para tratar a Covid-19 ou minimizar suas complicações com transplante? Essas questões serão discutidas em webinar realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta segunda-feira (14), às 19h30.

Com transmissão no canal oficial do YouTube da ESP/CE, a live é uma parceria com o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Sesa, e a Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia (SCPT).

Com a participação de especialistas de renome nacional e internacional, o seminário online é voltado para profissionais da saúde que têm interesse no tema, como médicos pneumologistas, fisioterapeutas, enfermeiros e intensivistas de várias áreas.

Participam do evento o cirurgião torácico do Hospital de Messejana, Antero Gomes Neto; o chefe do Serviço de Transplante Pulmonar e Cirurgia Torácica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, José Camargo; diretor dos Programas de Transplante Pulmonar e ECMO da Universidade da Flórida, Tiago Machuca; e o superintendente da ESP/CE, médico pneumologista e intensivista Marcelo Alcantara.

A experiência de dez anos de realização de transplantes no Ceará e as perspectivas e desafios para realização do procedimento no Brasil serão destaques no webinar. O tratamento com Oxigenação por Membrana Extracorpórea (Ecmo), ventilação mecânica da Covid-19 e transplante pulmonar em pacientes acometidos pela doença também serão abordados pelos especialistas.

“Muitos estados começaram (a realizar transplante pulmonar) pelo País, mas desistiram. Hoje, só transplantam São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. O Hospital de Messejana, com isso, se consolida como referência no tratamento de doenças pulmonares de alta complexidade”, destaca Israel Lopes, coordenador do Programa de Transplante Pulmonar do HM e mediador do webinar.

Ceará é referência em transplante pulmonar

A live será realizada em alusão aos dez anos do Programa de Transplante Pulmonar do Hospital de Messejana. Com o início do procedimento em 2011 pela unidade da Rede Sesa, cearenses passaram a ter alternativa local para realizar o procedimento sem necessidade de deslocamento para outros estados.

Serviço

Webinar – 10 anos de Transplante Pulmonar no Ceará
Quando: segunda-feira (14), às 19h30
Acesse youtube.com/espceara