Tecnologia de ponta: HGF recebe equipamento alemão que aumenta a assertividade de intubações e procedimentos cirúrgicos

8 de junho de 2021 - 09:36 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto:
Felipe Martins
Foto: Chico Gomes (Ascom/Secitece) e Zeiss/Divulgação

 
Aquisição é fruto do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). FOTO: Chico Gomes (Ascom/Secitece)

Por meio de um display acoplado a um laringoscópio com câmera de alta definição, é possível realizar procedimentos complexos na região da garganta com muito mais assertividade. Essa é a proposta do videolaringoscópio Nura, da empresa alemã Zeiss, equipamento lançado em 2020 e recém-adquirido pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

“É um equipamento que propicia uma intubação bem mais segura, que diminui muito a possibilidade de erros”, afirma o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. Como ressalta o médico, a tecnologia permite realizar o procedimento de forma mais rápida e segura, inclusive em pacientes com alterações anatômicas na região cervical. “Quando se trata de intubação, qualquer demora ou trauma pode aumentar potencialmente o risco de vida, por isso esse equipamento, sem dúvida, vai nos trazer um grande ganho”, pontua.


Videolaringoscópio Nura, da empresa alemã Zeiss, possibilita realizar procedimentos complexos na região da garganta com muito mais assertividade. FOTO: Zeiss/Divulgação

Mais uma conquista pelo Pronatec II

O videolaringoscópio foi adquirido por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). A entrega foi realizada no HGF na última sexta-feira (4), pelo secretário da Secitece, Inácio Arruda. Também estiveram presentes o assessor técnico da Secitece, Ricardo Costa, e o consultor de equipamentos cirúrgicos da empresa Zeiss, Alexandre Solon.

“Nosso principal objetivo é oferecer à população cearense acesso a equipamentos que são considerados os de melhor qualidade do mundo”, ressalta Arruda durante a entrega. Para o secretário da Secitece, a tecnologia atualizada é também uma forma de alavancar o HGF como referência no Brasil e atrair cada vez mais talentos para dentro da unidade.